Caótico

Desembargador do TJSC diz que há 68% mais preso que vagas

14 AGO 2012 • POR • 17h28

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ricardo Roesler, participou da reunião plenária Acijs/Apevi desta segunda-feira. Ele apresentou números que impressionam. Destacou que o Brasil tem hoje 514.582 presos. Sendo o quarto no mundo em encarceramentos. Nos últimos 10 anos o número de presos aumentou 120%. No mesmo período, o número de mulheres atrás das grades aumentou 245%. Com tantos crimes e condenações, o país precisaria hoje de 208.085 mil vagas a mais. No entanto, há 68% mais presos do que vagas disponíveis. Outros 43.328 mil presos estão alojados precariamente em delegacias. O Desembargador também comentou sobre o que espera em relação a já desgastada imagem do judiciário a partir do julgamento do Mensalão.

[jwplayer mediaid="71401"]

Apenas nove crimes são responsáveis por 90% das prisões no Brasil: Tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, porte ou posse de arma, Latrocínio, Estupro, Receptação e formação de quadrilha Já os crimes contra a administração pública ou crimes tributários e financeiros e mesmo de falsificação, normalmente não resultam em prisões. Daí, segundo o magistrado essa sensação de impunidade.

[jwplayer mediaid="71413"]

Para o desembargador, uma forma de o poder judiciário contribuir para o combate a corrupção, melhorando a própria imagem perante a sociedade, e promovendo uma mudança comportamental no país é dando exemplo através dos julgamentos que faz

[jwplayer mediaid="71407"]

Por fim, o desembargador comentou sobre o problemático sistema carcerário catarinense, que a exemplo do resto do país está falido.

[jwplayer mediaid="71403"]

O promotor de justiça Márcio Cotta destacou as dificuldades enfrentadas pelo Ministério Público local e da necessidade de mais uma vara criminal na comarca.

[jwplayer mediaid="71405"]

Cotta voltou a criticar negativamente as recentes mudanças no código penal que tornou mais branda a punição para alguns tipos de delitos, como porte de drogas por exemplo, dentre outras medidas.

[jwplayer mediaid="71411"]

O repórter Sérgio Luiz também conversou com a Presidente do Centro Empresarial, Monika Hufenüssler Conrads, sobre a participação do Desembargador Ricardo Roesler na reunião plenária.

[jwplayer mediaid="71409"]