Reciclagem

Programa recolhe 6,2 toneladas de lixo eletrônico

16 AGO 2012 • POR • 14h48

Material é encaminhado para empresa especializada em reutilizar as peças (foto: Divulgação)

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente realizou na última quarta-feira (15) a 21ª coleta do Programa Recicla CDL/Fujama, a sétima edição do ano. Foram recolhidas mais de 6,2 toneladas de material eletrônico deixadas pela população em 20 pontos do município. Desde o início do programa, em junho de 2010,  já foram coletadas em Jaraguá do Sul 93,33 toneladas de material, entre eles, monitor, CPU, impressora, estabilizador, placa de vídeo, teclado, mouse, televisor, aparelho de fax, telefone celular e cabos. A Fujama é responsável pelo recolhimento nos pontos de coleta e pelo armazenamento do lixo eletrônico. O material é recolhido mensalmente pela empresa Compuciclado Reciclagem Ltda, de Florianópolis, onde a carga passa por processos de separação e descontaminação.

"Informamos que não serão recolhidos tubos de imagem depositados nos pontos de coleta distribuídos na cidade. Salientamos que o objetivo do programa é atender pessoas físicas. Empresas deverão fazer o descarte dos resíduos corretamente conforme estabelece a Lei Federal nº 12.305/2010", explica a coordenadora administrativa e fiscal ambiental da Fujama, Josiane Trocatti.

Dentre os postos de coleta estão: a CDL, o Senac (Rau), a Católica de Santa Catarina (Rau), a  LMG - Carinhoso (BR 280-Água Verde), a Anhanguera Educacional (Vila Lalau), a Malwee Malhas (Barra do Rio Cerro), o Parque Malwee (Parque Malwee) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul - ao lado da agência da Caixa (Barra do Rio Molha).