Arquivo

Câmaras devem melhorar gestão de documentos

22 AGO 2012 • POR • 16h19

A Gestão Documental, como é chamada a ciência que trata da administração e acervos documentais, bem como a origem, legalidade, preservação e legislação correspondente, o gerenciamento eletrônico de documentos, são conhecimentos fundamentais para servidores das administrações públicas. A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realiza uma série de cursos de capacitação nesta área. Na última segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores de Joinville, aconteceu o curso sobre Gestão Documental no conhecimento de Técnicas de Arquivo e Documento Público. Ministrado pela pedagoga e pós-graduada em políticas públicas Vera Lúcia farias, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre como, onde e por que arquivar.

Se gasta 400 horas por ano procurando documentos, isso não é mais aceitável. O termo "Arquivo Morto", utilizado erroneamente durante muitos anos como depósito de papéis, hoje é execrado entre aqueles que trabalham com documentos. Estas colocações foram feitas pela instrutora Vera Lúcia Farias. A Ex-diretora do arquivo da Assembleia Legislativa destacou que o principal objetivo de um arquivo é gerar conhecimento, preservar a memória, conservar o patrimônio histórico documental de uma entidade pública ou privada. "É indispensável manter nossos arquivos organizados, preservar os documentos em condições adequadas quanto ao ambiente, à organização e à facilitação de pesquisa". Ela repassou algumas técnicas que levam os documentos manuseados ao arquivamento qualificado.

A Avevi que representou as câmaras da região neste treinamento vai iniciar no próximo ano um trabalho de conscientização sobre a importância de uma boa gestão documental. A associação deverá encaminhar no início das próximas legislaturas um modelo de resolução criando nos legislativos municipais uma "Comissão Permanente de Avaliação Documental" que será a responsável pelos procedimentos para a constituição de um bom arquivo. Os membros destas comissões deverão receber um treinamento que terá a coordenação da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

Ilton Piram - Assessor da Avevi/ Imprensa ALESC