Política

Pedidos de vistas e informações agitam sessão da Câmara

24 AGO 2012 • POR • 13h37

O vereador Jean Leutprecht pediu vistas ao projeto de lei do Executivo que autoriza a abertura de crédito em mais de R$ 2 milhões para verbas à algumas áreas como educação, administração, fazenda, obras, desenvolvimento rural e defesa civil. Apesar de estar em regime de urgência, o Legislativo tem um mês, a partir da data de entrada do projeto na Casa, para aprová-lo.

Jean afirmou que os números contidos no texto do projeto chamaram sua atenção. Ele exemplificou, dizendo achar estranho o remanejo de 400 mil reais para a coleta de resíduos domiciliares e dentro da mesma Secretaria de Obras e Serviços Públicos, um valor muito próximo ser retirado para o transporte de lixo para destino final. "Não sei se nós não vamos levar todo o lixo para fora ou se foi planejado de uma maneira incorreta. Então, esse valor aqui nos preocupa e é um valor bastante significativo e até pelo próprio momento eleitoral, tem algumas situações que deixam um pouco de dúvida", observou.

O pedido de informação que solicita dados dos cargos efetivos e de confiança da Prefeitura foi novamente retirado da pauta. O solicitante foi o vereador Amarildo Sarti.

Pedido de vistas do vereador Amarildo Sarti (PV) adiou mais uma vez a votação do requerimento para que a Prefeitura envie à Câmara a relação completa dos servidores da Prefeitura, os cargos que ocupam assim como seus salários.  O pedido de informação é de autoria da vereadora Natália Petry (PMDB). Da bancada oposicionista, Natália lamenta a manobra dos governistas.
[jwplayer mediaid="70873"]


Na semana passada quem pediu vistas à solicitação foi Isair Moser (PRB), que depois foi acusado de querer esconder a situação do próprio irmão. Moser rebate, diz que é favor da total transparência, mas não vê sentido nesse debate somente às vésperas da eleição, e afirma que o irmão é servidor de carreira e que tem um cargo gratificado na Secretaria de Habitação. Além disso, questiona o fato de Natália estar afastada das suas funções como professora concursada.
[jwplayer mediaid="70869"]

Natália é professora concursada de Educação Física, mas diz que desde o fim da década de 90 está longe das salas de aula. Nesse período ocupou vários cargos comissionados, como na Fundação Municipal de Esporte e Fundação Cultural. E, desde o início de 2011 está de atestado médico.
[jwplayer mediaid="70871"]

Outro governista, Lorival Demathê (PSD) lembra que os dois primeiros pedidos de vistas foram feitos pelo bloco oposicionista, com Justino da Luz e a própria Natália Petry. E diz que pode sim utilizar o instrumento na próxima semana, o que levaria o término do debate para depois das eleições.
[jwplayer mediaid="70867"]