Geral

Mais de 900 mesários já iniciaram treinamento-piloto pela internet

27 AGO 2012 • POR • 14h39

Há apenas quatro dias no ar, o treinamento-piloto de mesários pela internet, elaborado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE, já foi acessado por 919 mesários. Dentre eles, 119 já concluíram o curso até o momento. A expectativa é de que cerca de 14 mil mesários de sete estados (Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) participem deste treinamento-piloto, o que representa 1% dos mesários que geralmente não são convocados para treinamentos presenciais pelos Tribunais Regionais Eleitorais, e são o público-alvo desta ação. "A iniciativa veio após a realização e o sucesso que o treinamento de mesários no exterior teve em 2010", explica a secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Ana Cláudia Braga Mendonça.

Para Ana, o objetivo principal deste treinamento é democratizar o conhecimento, fazendo com que todos os integrantes da seção eleitoral estejam devidamente treinados no dia do pleito e, assim, possam melhor atender o eleitor. O objetivo, segundo a secretária, é de que no futuro todos os mesários possam ser treinados via internet. "Além de acarretar economia de custos, a informação chegará a todos de forma linear", disse. Ao final do curso, cada participante responderá um questionário de avaliação quanto ao treinamento. As informações serão utilizadas de forma a melhorar os próximos treinamentos.

Módulos

Além dos módulos básicos de treinamento que incluem conhecimentos sobre urna eletrônica, identificação do eleitor, com e sem biometria, material da seção e outros, foi incluído o módulo Ética, Cidadania e Acessibilidade, que abordará o aspecto comportamental dos mesários. O treinamento visa sensibilizar o mesário quanto à importância do seu papel na realização das Eleições, imbuindo-o do sentimento de prestação de serviço. Neste ano, o tema acessibilidade será tratado com atenção especial. Os mesários serão treinados para darem atendimento adequado a eleitores idosos, com deficiência, analfabetos ou com necessidades especiais.