Barra Velha

Festa Nacional do Pirão teve quase 70 mil visitantes

11 SET 2012 • POR • 18h59

Um público estimado de 70 mil pessoas marcou presença na 16ª edição da festa Nacional do Pirão, encerrada domingo, dia 9 de setembro, no complexo de eventos montado no entorno do Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, em Barra Velha. O ponto alto, já esperado, foi mesmo o inédito show do mineirinho Alexandre Pires, no sábado, dia 8. Só nesta noite, a secretária de Turismo Conceição Freitas estima em 15 a 20 mil pessoas. "Mas os demais shows, como o da dupla Hugo & Tiago, embora com menor público, também agradaram", completa Conceição. E o encerramento, domingo, foi com as cantoras Marília Dutra e Elisangela Dias, como vozes potentes de revelações do sertanejo universitário. Pela primeira vez, um encerramento teve entrada franca.

Já o prefeito Samir Mattar abriu a festa na quinta-feira, dia 6, com a rainha Roberta Rodrigues e as princesas Larissa Teixeira e Patrícia Karvat, falando ao público em tom de despedida - ele está a quatro meses do final do mandato.

Gaiteiros em destaque  

Também foram destaque na festa o show de gaiteiros protagonizado pelo melhor acordeonista do Brasil, Orimar Hess Júnior, a gastronomia diversificada e a estrutura construída pela Transgerasul, empresa de eventos contratada. Toda a praça gastronômica teve piso de compensado, os boxes eram limpos e novos, e a estrutura de shows foi a maior já vista.

Teresita Nichetti, servidora pública que aproveita o feriadão para produzir e vender almoços à base do pirão, dá uma idéia do movimento da festa. "Vendi o maior volume de todos os eventos em que mantive um estande gastronômico", destaca ela, que comercializou risoto com peixe frito e pirão e também camarão crocante.