Geral

PRONATEC: Aumenta a adesão de municípios catarinenses

13 SET 2012 • POR • 21h31

Com a adesão de mais 21 municípios ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social, Santa Catarina contabiliza 232 municípios que integram o programa. Com isso, o índice de adesão chegou aos 80% e faltam apenas 61 municípios para o Estado chegar a 100%. O Pronatec Social é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que foi adotado em SC.

Atualmente, 15.500 catarinenses se inscreveram nos cursos do Pronatec em todo o Estado para o segundo semestre, o que deixa o Estado em segundo lugar em número de matrículas na região Sul e em oitavo lugar no país. Destes, seis mil já estão em sala de aula. "É um resultado a ser comemorado e significa que estamos dando um passo em direção ao resgate na formação profissional das pessoas que precisam", disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos do Pronatec Social são gratuitos e oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat. Os cursos atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

A lista de cursos foi sugerida pelos municípios e oficializada em reuniões com as instituições executoras. São cerca de 200 opções de cursos no Estado, entre eles estão o de camareira, agente de informações turísticas, garçom, condutor de turismo de aventura, soldador, balconista de farmácia, contador de histórias, pizzaiolo, costura industrial e bombeiro civil.

A inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios e os detalhes  como data e local, devem ser confirmados junto à instituição que oferece o curso. "O resultado foi muito positivo no Estado", destacou o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.