Reciclagem

Programa estimula destinação correta do óleo de cozinha

19 SET 2012 • POR • 20h23

Um ato corriqueiro de muitas donas de casa pode contribuir e muito para a devastação do meio ambiente. Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos com o comprometimento dos recursos naturais e danos à natureza. Através desta visão, sócio ambiental o Núcleo de Postos de Combustíveis da ACIJS-APEVI de Jaraguá do Sul, desenvolveu o projeto Óleo Útil, que neste mês de setembro completa um ano.  Com o objetivo de recolher o material descartado pela comunidade para que tenha destinação adequada. Desde que a campanha teve início, em setembro do ano passado, o volume cresceu com a participação de restaurantes ligados ao Núcleo de Gastronomia ACIJS-APEVI, responsáveis pela coleta de aproximadamente quinhentos litros por mês.

Participam da campanha 27 postos de combustíveis e 12 restaurantes ligados ao Núcleo de Gastronomia, e mais outros quatros locais, totalizando 43 pontos de coleta. E já foram arrecadados 10 mil litros, alcançando a meta inicial. Todo o óleo é recolhido pela empresa Restióleo e enviado para várias cidades como Curitiba, Francisco Beltrão, Chapecó, entre outras cidades, onde o resíduo é transformado em massa de colar vidro e ração animal.

Em comemoração, no próximo domingo, dia 23, o Núcleo dos Postos de Combustíveis estará participando da Ação Comunitária Weg, mostrando o resultado do programa e orientando a comunidade sobre o destino correto do óleo de cozinha. E às 11h30 será plantada aos arredores da Arena Jaraguá, uma muda de árvore simbolizando a ação. A ideia do programa é educar e conscientizar a população na destinação correta do óleo de cozinha e com isso devolver para a natureza em forma de plantação de mudas de árvores nativas, em parceria com a ONG Anghusa, de Timbó, responsável pela doação das árvores e a Fujama e Biovita que ficam encarregadas pelo projeto de engenharia, na qual determinam uma área propícia para o cultivo.

Segundo informações do coordenador do Núcleo, Sérgio Seefeld, 38% do óleo recolhido vem através da comunidade e os outros 62% são dos restaurantes.  "Nosso trabalho sempre foi envolver mais a comunidade, com o objetivo de recolher o óleo, educar e devolver a natureza em forma de plantio de árvores", explica.

Programa em forma de teatro

As crianças também foram envolvidas no projeto, mas de uma forma bem humorada e divertida, por meio de espetáculo da companhia Teatro UM, de Joinville, levando para as escolas a conscientização quanto à importância dreciclagem do óleo. Já foram realizadas 100 apresentações em 33 escolas de Jaraguá do sul e 10 escolas Guaramirim. Segundo o coordenador do teatro, Luis Carlos Silva Júnior, a intenção foi de veicular a campanha entre as crianças. "Foi uma maneira de conscientizar os alunos e mostrar que os postos de combustíveis estão a favor da natureza", enfatiza.