Oficina do Corpo

Oficina do corpo dá oportunidade a artistas de Jaraguá do Sul e região

20 SET 2012 • POR • 20h29

Iniciativa da Cia. de Teatro Colher de Pau, núcleo de produção da SCAR - Sociedade Cultura Artística, acontece de 21 a 27 de setembro o segundo módulo da oficina "O corpo do ator". Conforme Maykon Junkes, esta oficina pretende dar continuidade ao estudo das metodologias de teatro físico nominadas Viewpoints e Suzuki - métodos voltados a desenvolver o teatro físico no ator criador - bem como caminhos de preparação do corpo para a prática como encaminhamentos compositivos, estéticos e cênicos para a elaboração dos conteúdos apresentados em uma experiência concreta de cena.

O termo Teatro Físico é usado para descrever qualquer forma performática que se dedica e se baseia em contar uma história essencialmente através da fisicalidade do corpo. Esta é uma forma de teatro extremamente visual. Isso porque as ações em Teatro Físico podem ter uma base psicológica, um ponto emocional, ou um texto como base, mas é a expressividade do corpo do ator que irá de fato contar a história que se deseja, pois o corpo é o principal comunicador. Segundo Maykon Junkes, o espetáculo "Terra de Ninguém", montagem da Colher de Pau Cia. de Teatro é um exemplo com forte trabalho de fisicalidade dos atores. Para fomentar essa consciência do corpo em atores, bailarinos, performers e demais artistas cênicos de Jaraguá do Sul e região a oficina traz Pedro Coimbra e Anderson do Carmo.

A oficina oferece 25 vagas, destinadas a atores, bailarinos, performers e outros artistas cênicos, com prioridade de vagas aos que comprovem atividade artística durante 2011, além de dar oportunidade a alunos de cursos livres de teatro e dança, mediante disponibilidade de vagas e com idade mínima de 14 anos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cdpteatro@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (47) 3370-2230.