Geral

MERCADO: Tabaco é o 3º produto mais exportado de SC

20 SET 2012 • POR • 20h45

Apesar de uma redução de 11,25% na área plantada da última safra, o tabaco é a quarta maior produção agrícola de Santa Catarina, atrás somente do cultivo do milho, soja e arroz. Com quase 120 mil hectares plantados, Santa Catarina é o segundo maior produtor de tabaco do Brasil. Estes são alguns dados da "Santa Catarina em dados - 2012", publicação anual da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), baseada em dados oficiais. O levantamento apontou ainda que o ICMS gerado pela produção de tabaco subiu 11,19%, alcançando uma arrecadação de R$ 177,8 mil, com participação expressiva do Vale do Itajaí.

Segundo o presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, mais de 96% de todo o tabaco é produzido na Região Sul, sendo a metade no Rio Grande do Sul, em torno de 30% em Santa Catarina e o restante no Paraná. "Santa Catarina tem uma grande relevância no cultivo do tabaco, assim como o tabaco também tem uma grande representação para a economia do Estado, considerando que 80% dos municípios são produtores da folha", analisa.

Depois de produzida, a folha de tabaco é beneficiada e exportada para mais de 100 países. Santa Catarina exportou quase 900 milhões de dólares do produto em 2011, o que representou 9,9% do total das exportações catarinenses. Em dólares, o tabaco fica atrás somente de carnes e do setor metal mecânico. As empresas associadas ao SindiTabaco também estão no ranking das principais exportadoras do Estado, sendo que duas delas aparecem entre as 10 maiores.