Olesc

Duas medalhas de ouro para Guilherme Gil no atletismo

25 SET 2012 • POR • 22h22

Mesmo com o mau tempo e o frio que predominaram nesta terça-feira, em Criciúma, o atleta jaraguaense Guilherme Pinheiro Gil escreveu seu nome na história dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). Além das medalha de ouro no octatlo e no salto com vara ele estabeleceu no início da tarde desta terça-feira o recorde desta última prova com a marca de 3,70 metros.

A euforia no pódio contrastava com o desânimo inicial de Gil quando obteve apenas o quarto lugar na prova dos 100 metros rasos que abria o octatlo. "Naquele momento pensei comigo: meus adversários são fortes, mas eu treinei para estar aqui e sei que sou capaz de fazer melhor", relembrou. A orientação do técnico Adriano Moras também ajudou na reação do atleta dentro da Olesc. "Neste tipo de prova (octatlo) é importante que se entenda que um quarto lugar numa das provas não significa que você não possa ganhar, mas sim a média que você estabelece ao longo das demais modalidades envolvidas. Você pode inclusive ser campeão com oito '4ºs lugares' dependendo dos resultados dos demais competidores", destacou. "O importante é não perder o foco."

No entanto, a média de Gil no octatlo foi bem melhor. Além do quarto lugar iniclal, ele terminou em primeiro em três das oito provas (400 metros rasos, 110 com barreira e 1000 metros rasos), três na segunda colocação (arremesso de peso, salto em distância e lançamento de dardo) além de um terceiro lugar (no salto em altura). "Temos que destacar ainda nosso serviço de fisioterapia já que o Guilherme terminou o primeiro dia de competição bastante dolorido. Não só deu condições para o atleta continuar competindo como também vencer o octatlo e ainda de quebra bater o recorde no salto com vara", disse Moras. Oziel também brilhou - Outro atleta que se destacou na pista da Olesc em Criciúma foi Oziel Costa Freitas da Silva. Ele obteve a medalha de ouro na prova dos 800 metros rasos com a marca de 2'00"01. Outro medalhista foi Roger Wanderwegen. Depois da prata nos 400 metros rasos ele fechou a participação na disputa com outra prata, desta vez nos 200 metros rasos.

Com estes resultados o naipe masculino do atletismo jaraguaense fechou a participação na Olesc na quarta colocação geral com 192 pontos, apenas quatro abaixo da terceira colocada Itajaí.

 

Já o feminino terminou na sexta colocação geral. Destaque pra Bruna Rigo que obteve duas medalhas de prata no salto com vara e nos 400 metros com barreira. Além dela, a equipe conquistou duas medalhas de bronze com Monalisa Dalberti nos 1500 metros rasos e Alicia dos Santos nos 3000 metros/rasos.