Geral

DISSÍDIO: TST julga processo dos Correios nesta quinta-feira

27 SET 2012 • POR • 16h05

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) irá julgar nesta quinta-feira (27/09) o dissídio coletivo dos Correios. A sessão está agendada para 13h30, na sede do tribunal, em Brasília. Não houve acordo entre os Correios e o sindicato na audiência de conciliação de ontem (25/09), no TST, já que as propostas apresentadas pelo tribunal ultrapassam a capacidade financeira da Empresa, causando impactos sempre superiores ao lucro operacional registrado no primeiro semestre de 2012.

A proposta da ECT prevê reajuste de 5,2% nos salários e benefícios, garantindo o poder de compra do trabalhador com a reposição da inflação do último ano. O salário-base inicial, por exemplo, iria para R$ 991,77. Somado o adicional de atividade que os Carteiros recebem, o vencimento subiria para R$ 1.289,30 (referente a cargo de Nível Médio).

Benefícios - Os Correios oferecem, ainda, aos trabalhadores vale transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade. Nos últimos nove anos os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real.