Interbairros

Figueira recorre ao TJD por uso irregular de atleta

2 OUT 2012 • POR • 14h06

A equipe da Ilha da Figueira recorreu da decisão da Comissão Disciplinar que penalizou, na semana passada, o time com perda de pontos do jogo de volta da 4ª Copa Interbairros de Futebol, disputado em 23 de setembro. Na ocasião, o jogo terminou em 4 a 1 e rendeu três pontos para a Ilha da Figueira. A equipe adversária, o Jaraguá 99, acusou o Figueira por uso de atleta irregular, o que infringe o artigo 13 do regulamento do campeonato e o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Agora, a questão segue para segunda instância.

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Jaraguá do Sul (TJD-JS), Rogério Tomaselli, deve encaminhar o protesto para o procurador, Ricardo Barrichello, que tem três dias para elaborar um parecer, acatando ou não a decisão da Comissão Disciplinar. Com o acatamento, prevalece a decisão da perda de pontos. Caso contrário, haverá um novo julgamento, desta vez, pelo TJD, provavelmente na próxima semana. Por causa desta situação, o campeonato foi interrompido até que a situação seja resolvida.

Três Rios do Norte, Santo Antônio e João Pessoa têm garantidas suas vagas na semifinal do campeonato. Sobre a última vaga, só se saberá depois deste período de julgamentos. A competição inciou em 5 de agosto, com 20 equipes inscritas e mais de 480 atletas participantes.

Pelo Campeonato Aberto de Futsal 2012, a equipe Ituano/Mercado Marcos protestou o Sport Clube Jaraguá, também por uso de atleta irregular, que cumpre pena de suspensão, na partida de 28 de setembro, na Arsepum. O Sport desrespeitou o artigo 17 do regulamento geral e o artigo 214 do CBJD. Na ocasião, o Sport venceu a partida em 3 a 2. A pena prevista para estes casos varia de advertência até a perda dos pontos conquistados na partida. Como o campeonato está epenas na sétima rodada, numa fase classificatória, a decisão não impede que o torneio prossiga normalmente.