Geral

Agência Reguladora de Saneamento aponta falhas no tratamento da água em Guaramirim e Massaranduba

16 OUT 2012 • POR • 17h33

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina divulgou o resultado de um relatório sobre potabilidade de água em dez municípios, sendo cinco operados pela Casan e cinco sob responsabilidade direta ou indireta do próprio município, dentre os quais aparecem Massaranduba e Guaramirim. Para a engenheira sanitarista Cristina Vasconcelos Amaral, o objetivo do levantamento foi saber se a Casan ou as empresas responsáveis estão fazendo o tratamento de água adequado para o consumo da população. Nos casos de Guaramirim e Massaranduba, segundo ela, há falhas.

[jwplayer mediaid="69124"]

Sobre a água servida à população destes municípios afetar ou não a saúde do consumidor, a engenheira sanitarista afirma que é prematuro afirmar qualquer coisa neste momento, já que seria necessário um estudo mais aprofundado em cada município.

[jwplayer mediaid="69120"]

O levantamento avaliou parâmetros como a turbidez, cloro residual livre e coliformes As  informações foram retiradas das análises realizadas pelos próprios prestadores de serviços. Na Companhia Águas de Guaramirim, por exemplo, o estudo observou para o parâmetro cloro um número de amostras fora do padrão em dois meses do semestre.

[jwplayer mediaid="69122"]

O estudo conclui que de uma forma geral, os municípios auditados possuem problemas decorrentes da falta de investimentos nas unidades de tratamento, da ausência de manutenção preventiva e, principalmente, da baixa padronização dos procedimentos operacionais, o que ocasiona as inconsistências nos parâmetros auditados, principalmente no que toca à turbidez. A agência exigirá ações de curto, médio e longo prazo dos prestadores de serviços, com o intuito de serem sanados os problemas identificados.

(ROGÉRIO TALLINI)