Geral

Onda rosa invade as ruas do Centro em caminhada da Rede Feminina

22 OUT 2012 • POR • 11h27

Vestidas com camisetas cor de rosa e brancas, dezenas de mulheres fizeram uma caminhada pela região central de Jaraguá do Sul no último sábado. Levando balões e faixas, elas queriam chamara a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior é a chance de cura e o tratamento fica menos agressivo provocando menos sofrimento à mulher. A caminhada é uma promoção da Rede Feminina de Combate ao Câncer e faz parte do calendário de atividades durante o Outubro Rosa. O repórter Sérgio Luiz acompanhou a caminhada e traz agora os detalhes de como foi esse ato pela saúde das mulheres.

[jwplayer mediaid="68913"]

Em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse aumento ocorre de forma mais lenta. Quanto mais cedo for diagnosticado um tumor maligno, maior a chance de cura.

(SÉRGIO LUIZ)