Geral

Prestações de contas e denúncias na campanha podem afetar diplomação de eleitos

23 OUT 2012 • POR • 11h31

A Justiça Eleitoral está alertando os candidatos que concorreram nas eleições do dia 7 de outubro para que fiquem atentos aos prazos de entrega das prestações de contas das campanhas. Em Guaramirim, por exemplo, o cartório eleitoral espera o recebimento de cerca de 250 prestações de contas daqueles que concorreram em Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, conforme o chefe de cartório Francisco Claudino.

[jwplayer mediaid="68848"]

Segundo o chefe de cartório, contadores dos partidos e dos próprios candidatos estão buscando as informações para não ter problemas com a prestação de contas. Francisco alerta que é o prazo é curto.

[jwplayer mediaid="68846"]

Os eleitores podem acessar as contas via internet e nos murais dos cartórios eleitorais. Francisco Claudino diz ainda que a justiça eleitoral priorizará a avaliação das contas dos candidatos eleitos. Em caso de constatação de irregularidade nas contas, o eleito pode não ser diplomado. Outro fator que pode complicar a diplomação do eleito são as denúncias feitas durante o período eleitoral, como de compra de votos ou mesmo de propagandas irregulares. Ainda segundo ele, há três denúncias contra o prefeito atual reeleito de Massaranduba.

[jwplayer mediaid="68844"]

Dois dos três processos de Massaranduba pendentes de recursos no Tribunal Regional Eleitoral tratam da suposta compra de votos. De acordo com as denúncias, o atual prefeito teria usado máquinas da Prefeitura para abrir lagoas em propriedade rural durante o período de campanha. No mesmo período, teria levado uma carga de macadame a uma propriedade no interior. Já a terceira ação investiga uma reunião com servidores municipais, que também não seria permitida pela legislação eleitoral.

(ROGÉRIO TALLINI)