Endividamento

Famílias catarinenses estão mais endividas em outubro

29 OUT 2012 • POR • 18h14

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de Santa Catarina, da Fecomércio SC, mostrou que o nível de endividamento das famílias no estado de Santa Catarina passou de 83,1% em setembro deste ano para 87,6% em outubro, um aumento de 4,5 pontos percentuais. Na comparação anual, o movimento foi o inverso, mas em grau quantitativo, muito aproximado. Em outubro do ano passado, o total de famílias endividadas representava 92%, no ano corrente representa 87,6%: queda de 4,4 pontos percentuais.

Segundo o levantamento, das famílias que apresentam conta em atraso, 60,6% terão condições de pagar em parte ou totalmente suas dívidas. O tempo médio de contas em atraso no mês de setembro é de 58 dias.

Segundo análise da Fecomércio SC, a causa desse cenário é o comportamento favorável das variáveis econômicas determinantes para o crescimento econômico: emprego, renda e crédito.

Para diminuir este percentual está em andamento há um mês em Jaraguá do Sul a Campanha de Recuperação do Crédito, promovida pelo SPC em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas. Nesta edição com um diferencial, onde o inadimplente pode pagar as dívidas parceladas. Na campanha promovida no ano passado foram recuperados R$ 21 mil e a expectativa para a edição 2012 é que este valor dobre. Com a reestruturação financeira das famílias, a tendência é de crescimento mais forte das vendas neste segundo semestre. O continuado processo de expansão do emprego e da renda, as atuais menores taxas de juros do crédito ao consumidor e as medidas de redução do IPI que estão baixando os preços de diversos produtos incentivam esse cenário.