Campanha

Campanha de Natal dos Correios começa nesta segunda-feira em SC

5 NOV 2012 • POR • 17h41

A campanha Papai Noel dos Correios será iniciada em Santa Catarina nesta segunda-feira (5). A ação, desenvolvida há 23 anos e desde 1997 unificada em todo o País, é uma das maiores campanhas sociais natalinas do Brasil. O principal objetivo é responder às crianças que escrevem ao Papai Noel, além de atender, sempre que possível, aos pedidos de presentes de Natal das que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Só em Santa Catarina, a campanha atendeu 15,5 mil crianças em 2011, com o índice recorde de 98% das cartas adotadas pela população, sendo que na Grande Florianópolis chegou a 100%. 

Em parceria com 208 instituições de ensino público do Estado - um aumento em relação às 180 do ano passado -, mais de 16,5 mil crianças de 55 municípios catarinenses (ver relação abaixo) participam da edição deste ano; em 2011, foram 42 cidades. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade e atende a um dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio: "Educação básica de qualidade para todos", na medida em que contribui para o desenvolvimento da habilidade de escrita, da redação de carta e do endereçamento correto. 

As escolas cadastradas, indicadas pelas Secretarias de Educação dos municípios e do Estado, coletaram as cartas escritas por alunos com até 10 anos de idade e encaminharam o material aos Correios. As cartas ficarão disponíveis para a população em uma agência ponto de adoção de cada município participante entre os dias 5 de novembro e 1º de dezembro. Quem contribuir com a campanha deve entregar o presente, até 6 de dezembro, na própria agência em que adotou a carta. Os Correios se responsabilizam pelo envio dos presentes para a escola, que vai repassá-los às crianças. Jaraguá do Sul está entre as cidades participantes.