Vandalismo

Maior escola de Barra Velha é alvo de vândalos no fim de semana

6 NOV 2012 • POR • 11h32

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha e a direção da Escola Básica Antônia Gasino de Freitas, registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira, dia 5, solicitando investigação do ato de vandalismo que destruiu a sala dos professores e a cozinha da escola, a maior da rede municipal de ensino, localizada no bairro São Cristóvão. A escola foi atacada pelos vândalos na noite de sábado, dia 3, por volta das 23h, e foi considerada pela diretora, Andreia Testoni, como o maior registro de destruição já visto numa escola do município: os suspeitos destruíram toda a merenda escolar, jogaram a comida pelo chão e espalharam óleo e material de limpeza, inutilizando a alimentação escolar.

Mas o pior estava reservado para a sala dos professores, que foi incendiada pelos criminosos, destruindo mobiliário, ar condicionado, computadores, fiação elétrica e comprometendo a laje da unidade. O fogo ameaçou se espalhar por toda a unidade, mas foi controlado pelos bombeiros em cerca de 30 minutos. Tudo foi perdido, além das provas dos alunos, cerca de 120 dicionários novos, e muito material. Andréia revela ainda que a destruição ocorreu meia hora antes da chegada do vigia. Quando ele chegou na escola, viu o arrombamento de fora, e foi avisar a diretora em casa. Ao voltar, deparou-se com as chamas.

A perícia policial já adianta que a ação foi mesmo de vândalos, e não curto-circuito. Eles retiraram as chaves de um molho guardado num chaveiro, na lavandeira, e abriram várias salas, inclusive a dos professores, onde atearam fogo com o álcool da cozinha. Ainda não há suspeitos, mas foi aberta investigação policial. A secretária de Educação, Antonina Damásio Ramos, optou por cancelar as aulas até quinta-feira, dia 8 de novembro, pois a equipe da escola precisa reorganizar e reestruturar os espaços destruídos. O valor dos prejuízos ainda não foi contabilizado.

(ROGÉRIO TALLINI)