Geral

Partidos, candidatos e comitês financeiros entregam prestações de contas de campanha

7 NOV 2012 • POR • 11h54

O movimento foi intenso nos cartórios eleitorais por causa da entrega da documentação da prestação de contas da campanha eleitoral. Os candidatos que encerraram a sua participação nas Eleições 2012 no primeiro turno tiveram até ontem (6), às 19h, para prestar à Justiça Eleitoral suas contas finais de campanha. Esse prazo foi o mesmo para comitês financeiros e partidos. E desta vez, a Justiça Eleitoral possibilitou a entrega das contas pela internet. O trabalho do Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, que atende também o município de Corupá foi noite adentro, nesta terça-feira. Por volta das 20h, os funcionários ainda tinham dezenas de representantes de partidos, candidatos e comitês financeiros para atender. De acordo com a chefe de cartório da 87ª zona eleitoral, Simone Malta Ladeira, a obrigatoriedade de entrega das prestações de contas, com todos os seus demonstrativos e peças na forma impressa, causou o acumulo de trabalho, além de constatar mais uma vez a mania do brasileiro de deixar tudo para o último prazo. As contas somente serão consideradas recebidas pela Justiça Eleitoral após a entrega de ambos: arquivo e documentos.

[jwplayer mediaid="68266"]

Se o candidato não apresentar as suas contas eleitorais não obterá a certidão de quitação eleitoral e ficará impedido de obter o registro de candidatura para a próxima eleição.

[jwplayer mediaid="68264"]

O prazo para esta avaliação termina oito dias antes da diplomação deles.

[jwplayer mediaid="68268"]

Já em Guaramirim, o trabalho foi mais tranquilo. As prestações de contas foram entregues dentro do horário determinado pela Justiça Eleitoral, que vai avaliar, prioritariamente, as contas dos candidatos eleitos.

(ROGÉRIO TALLINI / JOTHA SANTOS)