Retrospectiva

O que foi notícia em Jaraguá do Sul há um ano

9 NOV 2012 • POR • 11h18

Guaramirim recebia a notícia de que as câmeras de monitoramento urbano seriam instaladas a partir de janeiro do ano seguinte. O Comandante da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, Jofrey Santos da Silva, informava que a instalação seria feita em pontos estratégicos e obedecer alguns que levantados por meio de estudos. As dez câmeras foram instaladas e a inauguração aconteceu em 5 de junho deste ano. 

No dia 9 de novembro do ano passado, chegada à imprensa a informação de que o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, havia cancelado a audiência que teria naquele dia com representantes de Santa Catarina para discutir a duplicação da BR-280. Estariam participando do encontro a Frente Parlamentar Catarinense, prefeitos, vereadores e presidentes de associações comerciais dos municípios das regiões norte - nordeste do Estado. 

Com 74 votos, a população de Guaramirim elegeu há um ano a construção de uma ciclovia como prioridade entre as ações propostas para a emenda parlamentar de iniciativa popular que foi incluída na Lei Orçamentária de2012. A escolha foi feita durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores. Apesar da inclusão no Orçamento, a obra ainda não saiu do papel. 

Há um ano, também, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizava 136 denúncias criminais de forma simultânea em 40 comarcas, inclusive de Jaraguá do Sul e Guaramirim. As ações buscavam reaver R$ 124 milhões em impostos estaduais sonegados e a responsabilização criminal dos sonegadores. Atividades foram para marcar do Dia Nacional de Combate à Sonegação Fiscal, organizado pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas. Foram denunciados 196 pessoas, vinculadas a 132 empresas nas quais foi comprovada a sonegação fiscal. Na região do Norte catarinense, o ramo industrial mecânico despontou nas denúncias, seguido das indústrias moveleiras e madeireiras e seus processos derivados de industrialização.

 (ROGÉRIO TALLINI)