Operação Veraneio

SSP coordena reunião de planejamento da Operação Veraneio 2012/2013

20 NOV 2012 • POR • 17h33

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, coordenou nesta segunda-feira a reunião preparatória para a Operação Veraneio 2012/2013 com a participação dos cônsules dos países do Mercosul e da Europa com o propósito de detalhar as principais ações para a próxima temporada. O encontro teve a presença de lideranças empresariais, representantes da Santur, Exército, Marinha e Polícia Federal mais os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran.

Uma das novidades é a aplicação de multas por parte do Detran a turistas nacionais e estrangeiros que forem abordados em operações policiais . O projeto iniciará por Florianópolis e Balneário Camboriú. Os policiais receberão treinamento específico para trabalhar neste tipo de ação. Num primeiro momento o Detran fará um trabalho de orientação aos turistas e na seqüência aplicará as multas. A forma de cobrança ainda não foi definida.

Na edição do ano passado, segundo Grubba, foram mobilizados 9.200 profissionais da segurança, aproximadamente 1.500  viaturas, quatro helicópteros, 88  embarcações e diversos outros meios e tecnologias. A aposta para a próxima temporada é ampliar os recursos e garantir, desta forma, mais segurança ao cidadão catarinense e àqueles que nos visitam nesta época do ano.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) irá utilizar um efetivo de 1,2 mil guarda vidas civis, 300 salva vidas militares e mais 400 bombeiros militares atuando em todo o litoral. A corporação estará presente em142 praias e balneários, o que representa 445,1 quilômetros de extensão de áreas protegidas.

Já a Polícia Militar terá o acréscimo de mais 250 policiais, além do efetivo que será deslocado do interior do Estado. Serão montadas 14 bases móveis em cidades do litoral e estâncias hidrominerais além de três ônibus que ficarão baseados em Florianópolis,. Balneário Camboriú e Chapecó.

A Polícia Civil vai atuar em 36 municípios litorâneos com um efetivo de aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães.