Dicas

Especialista dá dicas de como aproveitar bem o 13º

22 NOV 2012 • POR • 17h21

Entra ano, sai ano e é sempre a mesma história. Você sabe exatamente o que fazer com o 13º salário: pagar dívidas, investir um tanto e só então pensar em gastar. Mas esta ordem sempre se inverte e periga isso acontecer de novo. E você não está sozinho.  Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo mostra que 18% das pessoas não sabem o que fazer com o dinheiro extra.  O que você pode fazer para aproveitar melhor esse bônus de fim de ano? A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade Anhanguera, Julien Ariane de Souza Laudelino dá dicas de como aproveitar bem o 13º salário.

[jwplayer mediaid="67550"]

Quem não tem dívidas, pode guardar o 13º salário e aproveitar os feirões e liquidações que muitas lojas fazem a partir de janeiro.

[jwplayer mediaid="67556"] 

Para Julien o salário extra de fim de ano pode ser uma boa saída para quem tem filhos em idade escolar e que no início do ano precisam comprar materiais escolares.

[jwplayer mediaid="67554"]

O 13º salário também pode ser útil no pagamento de impostos, como o IPTU.

[jwplayer mediaid="67552"]

A Federação do Comércio estima que a economia catarinense terá um fôlego neste fim de ano. Parte dele pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário, que movimentará cerca de R$ 5,3 bilhões no estado. Os comerciantes esperam que parte do 13º seja investido em compras de final de ano e o valor gasto está estimado em R$ 3,71 bilhões.

(JANICI DEMETRIO)