Retrospectiva

O que foi notícia em Jaraguá do Sul há um ano

23 NOV 2012 • POR • 11h16

O promotor de Justiça Alexandre Schmitt dos Santos esteve reunido em novembro do ano passado com a secretária de habitação, Maristela Menell e a prefeita Cecília Konell, para explicar a decisão do Ministério Público de Santa Catarina que recomendou a suspensão da construção de novas casas no Loteamento Harmonia, localizado no bairro Três Rios do Norte. Em ofício do dia 18 de novembro, o promotor de justiça Alexandre Schmitt dos Santos recomendou que a prefeita determinasse o urgente e integral atendimento às recomendações feitas pela Defesa Civil. A suspensão dos trabalhos, segundo o promotor, era temporária, enquanto não fossem tomadas as providências para garantir a segurança das obras. Passado um ano, as cerca de 60 casas do Loteamento Harmonia ainda não foram ocupadas. As obras estão na fase final, faltando a pavimentação e a instalação elétrica.

Há um ano, o Padre Carlos Alberto Rodrigues anunciava a inauguração da reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, na Barra do Rio Cerro. A igreja passou por uma reforma completa, depois de haver inclusive a possibilidade de demolição da estrutura para a construção de uma nova, ainda em 2009. Neste dia 24, um ano depois da inauguração da reforma, acontece a festa da padroeira Nossa Senhora das Graças, com festa após a missa de sábado à noite.

Geólogos do Serviço Geológico do Brasil vinculado ao Ministério de Minas e Energia, apresentaram no Gabinete da Prefeita levantamento dos locais do município com alto risco de deslizamento de terra e inundação. Os dados foram enviados para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais onde foi implementado o núcleo inteligente de sistema capaz de gerenciar informações emitidas por radares, pluviômetros e previsões climáticas. Uma das tarefas é alertar municípios brasileiros a respeito de precipitação de grande volume de chuva em determinado período, para determinada região.

 (ROGÉRIO TALLINI)