Geral

Estado terá 106 equipamentos de proteção social até 2014

26 NOV 2012 • POR • 16h42

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), investirá R$ 21,7 milhões na construção de 106 equipamentos de proteção social até 2014. 

Estão previstas a construção de 79 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 27 Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). A construção integra o Pacto pela Proteção Social, que prevê aplicação de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014.

"A ampliação no número de equipamentos sociais permite que a população tenha seus direitos assegurados. Além disso, trabalhamos com a prevenção à violência contra crianças e idosos para que estas ocorrências sejam superadas", explica a Diretora de Assistência Social, Simone Machado.

O CRAS é a porta de entrada das famílias para a inclusão social. Por isso, são locais de acesso a serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC - para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais (auxílios natalidade, funeral e calamidade pública). Também ocorrem as ações preventivas por meio de atividades como campanhas e palestras, filmes, debates, projetos de conscientização, entre outros. No Estado, são 342 CRAS em 270 municípios. 

Já o Creas é o serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados: população de rua, crianças e adolescentes em medidas socioeducativas, submetidas ao trabalho infantil, vítimas de violência (sexual, física, psicológica e maus tratos), idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Atualmente, Santa Catarina possui 86 Creas em 82 municípios.