Geral

Dirigente do Jaraguá

30 NOV 2012 • POR • 21h18

O Presidente do S.C. Jaraguá, Valdemir Da Silva, esteve presente no evento a convite do Avaí em busca de mais conhecimentos para o clube sobre as categorias de base. O Seminário de Formação de Atletas, que faz parte da programação da Avaí International Cup, reuniu profissionais de todo o Brasil e do Mundo para discutir as experiências do dia a dia dos clubes.

O evento aconteceu no hotel Porto Sol, na praia dos Ingleses.  A abertura oficial foi feita pelo presidente do Avaí, João Nilson Zunino, que ressaltou a importância de debater as questões do cotidiano da base. "É de suma importância discutirmos as experiências dos clubes, principalmente o dia a dia. A realidade de cada clube, no âmbito da formação, é o que cabe dividir neste encontro".

A primeira palestra foi proferida por Bruno Costa, da CBF, que falou da visão da Confederação Brasileira de Futebol sobre a formação de atletas no Brasil e os critérios para a convocação. Segundo ele, qualquer clube do Brasil poderá ter um atleta convocado, basta investir na base como uma das prioridades de gestão. A segunda parte do seminário ficou a cargo do Gerente de Futebol de Base do Flamengo, Carlos Brazil. Segundo ele "a base precisa ter o mesmo valor administrativo que o departamento profissional.

Os atletas das categorias inferiores necessitam de atenção, preparo e estrutura, além de um apoio fundamental da família para chegar aos objetivos". Renê Simões foi o grande destaque do Seminário de Formação de Atletas através de sua palestra. O treinador profissional tratou do assunto "Transição da Base para o Profissional".

Para Da Silva, "estamos no caminho certo, mas participar de um evento de porte internacional com certeza ajudará na aceleração do processo de categorias de base".

(RODRIGO FLORIANI)