Geral

Centros da Udesc recebem visita de comissão de Avaliação Institucional Externa durante toda a semana

5 DEZ 2012 • POR • 19h13

Teve início na segunda-feira, 3, e segue até a sexta-feira, 7 de dezembro, a Avaliação Institucional Externa  da Universidade do Estado de Santa Catarina. Na Udesc uma comissão instituída pelo  Conselho Estadual de Educação é a responsável pela avaliação, que acontece de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em 8 centros da universidade.

A comissão formada por Dilvo Ilvo Ristoff e Alexandre Marino Costa, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Dario Oliveira Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) "tem o objetivo de identificar os pontos fortes, as fragilidades e potencialidades para poder melhorar o produto final", conforme explicou Ristoff.

No primeiro dia de avaliação, o grupo que compõe a comissão foi recebido na Reitoria da instituição, num encontro com os gestores no Plenarinho, onde aconteceu uma pequena apresentação da Udesc. No mesmo dia foram visitados o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), todos localizados no bairro Itacorubi, na Capital. Além disso, a comissão visitou o Núcleo Extensionista Rondon (NER) e também a Biblioteca Central e a Biblioteca Universitária. Já na terça-feira, 4, a comissão esteve no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.

Na manhã desta quarta-feira, 5, a comissão esteve no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis e na tarde desta quarta, realiza a avaliação no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), na cidade de Laguna.

Na quinta-feira, 6, a comissão se desloca a Lages, onde fará a avaliação no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) durante todo o dia. Já na sexta-feira, 7, a programação prevista acontecerá em Florianópolis, com uma reunião interna da comissão e a finalização do trabalho in loco.

Apenas quatro centros não passarão pela avaliação: o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho; o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul; o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) de Ibirama; e o Centro de Educação da Foz do Itajaí (Cesfi), que fica em Balneário Camboriú.

Durante a visita, estão sendo ouvidos os diretores, chefes de departamento, professores, técnicos e alunos. São destacadas as ações desenvolvidas pela Udesc em várias áreas: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, comunicação e relacionamento com a região, onde cada centro está localizado.

Saiba mais

A Avaliação Institucional Externa é uma das etapas da Avaliação Institucional da Udesc que tem por objetivo tornar as atividades da instituição ainda melhores. Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Delsi Fries Davok, essa é mais uma etapa do processo de avaliação da Udesc.  "A avaliação tem sua importância como meio de reflexão e aperfeiçoamento de toda atividade humana que se realiza, seja em nível pessoal, profissional ou institucional", afirma a coordenadora.

Após analisar os Relatórios de Autoavaliação Institucional e o Plano 20, disponibilizados pela universidade, a comissão realiza a visita in loco, que é esta visita aos centros da Udesc. Para a avaliação externa são dez dimensões as quais se baseia o processo: identidade institucional; excelência acadêmica; compromisso social; valorização profissional; infraestrutura; planejamento; recursos; avaliação institucional; agilidade; e comunicação.