Obras

Obras de implantação da rede de esgoto devem continuar ao longo do ano

6 FEV 2013 • POR • 11h32

As obras de instalação da rede coletora de esgoto na Rua João Januário Ayroso, no Bairro Jaraguá Esquerdo devem demorar três semanas para serem concluídas. O trabalho é feito das 8h30 até as 20h30, período em que está impedido o tráfego de veículos. No primeiro dia de bloqueio, o trânsito teve momentos de congestionamento nas ruas João Planincheck e Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o dia, vários ouvintes apresentaram sugestões ao Setor de Trânsito da Prefeitura, como um que sugeriu a desativação do semáforo da rua João Planincheck com a João Januário Ayroso, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito. No entanto, a medida poderia prejudicar os pedestres. O Setor de Trânsito esta avaliando o primeiro dia de fechamento do acesso ao bairro Jaraguá Esquerdo e pode fazer adequações na medida do possível. O presidente do SAMAE, Ademir Izidoro, destaca que mais de 3,2 mil pessoas estão sendo comunicadas por telefone sobre a obra e a finalidade da mesma. Nesse contato também são dadas as orientações sobre o procedimento que as pessoas devem adotar como usar caminhos alternativos, por exemplo.

[jwplayer mediaid="65199"]

A segunda etapa da obra, a partir da João Carlos Stein até a Enrico Fermi, conhecida como Ponte da Argi, deve começar no dia 20 de fevereiro e ser entregue em abril. Nessa etapa a obra será feita em pequenos trechos para causar o menor transtorno possível aos moradores da região. Na sequência dos trabalhos, possivelmente em abril, deve começar a instalação da rede coletora na Rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Cerro. Todas essas obras, incluído a estação de tratamento, no bairro São Luiz, vão custar R$ 24 milhões.

[jwplayer mediaid="65201"]

Quando todo o sistema estiver em operação, em 2014, o município terá 82% das residências com acesso ao esgoto tratado. A média no Brasil é de 40% e no estado, 12%. E o cliente pagará 80% do valor da água pelo tratamento de esgoto. Em Jaraguá do Sul, são 26 mil casas ligadas a rede de esgoto e 36 mil à rede de água.

ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ