Geral

Começa hoje a capacitação de professores para o novo programa de alfabetização do governo

18 FEV 2013 • POR • 18h11

A partir desta segunda-feira, 109 professores de Santa Catarina começam um curso de capacitação para o Programa Pró-Letramento. Os docentes são orientadores de estudo e devem repassar o conhecimento aos 2,5 mil alfabetizadores do Estado. A capacitação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e vai assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em 2013, a formação será em Linguagem e em 2014 em Matemática. O programa prevê ainda a entrega de materiais didáticos específicos para alfabetização para escolas e professores, entre eles: livros didáticos, dicionários de Língua Portuguesa, jogos pedagógicos, obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização.

No Estado, o PNAIC integra o Pacto pela Educação no Estado. Segundo o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, esse é um importante passo para aumentar ainda mais a qualidade do ensino catarinense.