Saúde

Profissionais da Saúde serão capacitados para enfrentar a dengue no Estado

25 FEV 2013 • POR • 12h22

A Secretaria de Estado da Saúde organiza uma capacitação para os médicos com o objetivo de prevenir e conter a dengue no Estado. Nestes dois primeiros meses do ano, o número confirmado da doença e de focos do mosquito transmissor, são mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado. A gerente de vigilância e zoonoses da diretoria de vigilância epidemiológica, Suzana Zékzer, explica que os profissionais catarinenses devem ser atualizados sobre a dengue para ficarem atentos quanto ao atendimento de casos suspeitos:

[jwplayer mediaid="64319"]

A proposta é que a capacitação por web conferência a partir do próximo mês.

[jwplayer mediaid="64321"]

Somente de janeiro até 20 de fevereiro já foram encontrados 589 focos do mosquito em 44 cidades catarinenses, 54 casos da doença foram confirmados. Todos eles em catarinenses que viajaram e voltaram contaminados de outros estados. Os números deste ano são mais que o dobro registrado no mesmo período de 2012. No ano passado nos dois primeiros meses foram 236 focos em 25 cidades e 22 casos da doença.  A diretoria de vigilância epidemiológica, Suzana Zékzer comenta:

[jwplayer mediaid="64323"]

Em Jaraguá do Sul até na semana passada, foram registrados três focos do mosquito e sete casos da doença.

Para evitar a proliferação o mais importante é a população reforçar aqueles tradicionais cuidados recomendados para evitar os focos.