Geral

Lunelli otimiza processos e gestão hídrica no processo têxtil

Empresa reafirma compromisso com o uso racional da água por meio de ações ambientalmente mais eficientes

25 MAR 2024 • POR Janici Demetrio • 07h52

A Lunelli, indústria têxtil catarinense referência no segmento de moda, reafirma por meio de investimentos em tecnologias e práticas de gestão ambiental que possibilitam uma redução significativa do consumo de água em processos industriais, otimizando processos e adotando métodos de reciclagem e reutilização hídrica nas operações fabris. A empresa também está comprometida em utilizar as matérias-primas de forma responsável, dando preferência aos materiais de baixo impacto. 

A água é central na produção têxtil e utilizada em várias etapas, desde o cultivo de matérias-primas até o acabamento dos tecidos. Consciente da pegada hídrica associada à indústria têxtil, a Lunelli implementou medidas proativas para minimizar seu impacto ambiental e promover o uso responsável da água em todas as fases de sua produção. Um exemplo é o ecodenim, uma tecnologia no qual são necessários apenas 250 ml de água, gerando uma redução de até 99% de consumo, já que durante o processo convencional de lavanderia de jeans usa-se, em média, 25 litros de água. Além disso, são empregadas formas de lavanderia ecológica com a utilização de maquinário de ozônio, produtos biodegradáveis, biopolimento e reutilização da água envolvida neste processo. Também há aplicação laser para fazer os efeitos de “desgastes” do jeans, substituindo processo de lavanderia com água e produzindo peças com técnicas mais limpas e isentas de produtos químicos. 

“Cuidar da água, é cuidar do futuro. Por isso investimos em nossos processos com ciclos mais produtivos e ecoeficientes. Somos a maior estamparia digital do Brasil, com 8,7 milhões de metros de malhas e tecidos estampados digitalmente, com processo de menor impacto para o meio ambiente com a redução do uso de água em 15% em comparação a estamparia rotativa” afirma Viviane Cecilia Lunelli, presidente da empresa. 

Na unidade Beneficiamentos a empresa adota um sistema de tratamento biológico e físico-químico para 100% dos efluentes gerados na planta, atendendo a todos os padrões e legislações vigentes. O sistema tem capacidade de tratamento de 200 m³ de efluentes por hora. Em 2022, a Lunelli registrou uma geração de efluentes de 72,4 Litros de efluente/Kg de malha produzida, um reflexo da maior captação de água decorrente de aumentos de produção. Além de seguir padrões de qualidade e as regulamentações locais no processo de descarte, a Lunelli adotou a prática de captação de água para o processo em ponto após o descarte do efluente, diminuindo o impacto ambiental no corpo hídrico. 

Neste contexto, as peças produzidas pela empresa que se destacam pela qualidade e estilo ainda contribuem para a conservação dos recursos hídricos, reduzindo a demanda por água doce em sua produção, reiterando seu compromisso em promover uma abordagem consciente e responsável em relação à água em todas as suas operações.  

Um dos destaques neste contexto é a linha de jeans da marca Lez a Lez “Don’t turn your back to the world”, que conta com processos que minimizam os impactos ambientais, como a utilização de tecido Eco Cycle, desenvolvido com fibras recicladas e que economiza até 93% de água na etapa de acabamento, e do algodão certificado BCI (Better Cotton Initiative). A marca recebeu em 2023 o selo ABF Destaque Franchising Sustentabilidade devido aos processos de produção que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br