Política

Com discurso impactante Chiodini aprova relatório da CPI das Americanas

Apesar de reconhecer a possível participação da cúpula da empresa, Chiodini disse não haver provas suficientes para indiciar os responsáveis pelas irregularidades

27 SET 2023 • POR Janici Demetrio • 11h47

Por 18 votos a 8, o relatório da CPI da Americanas foi aprovado nesta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados. O relator da CPI, o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) fez um discurso impactante quando o relatório apresentado vinha sendo questionados foi por parlamentares de esquerda e direita. 

“Não tem comprovação e não deu tempo para sermos inquisitores, fazer papel de polícia, juiz e promotor. Existe um entusiasmo, não de promover a justiça, a melhora legislativa, a correção do mercado que sempre foi nossa preocupação. Não é o entusiamo, não é o video, não é olhar para câmera, não é fazer fotos. Entusiasmo quem tem e pré candidato em tempo eleitoral atrás de votos. Aqui estamos atrás de uma solução e corrigir o mercado”’ afirma Chiodini.

Relator preferiu criar projetos de lei inspirados em países como Alemanha e Estados Unidos. São propostas que incluem a proteção e premiação de quem identificar e relatar fraudes.

Apesar de reconhecer a possível participação da cúpula da empresa, o relator, deputado Carlos Chiodini (MDB-SC), disse não haver provas suficientes para indiciar os responsáveis pelas irregularidades no balanço contábil que mascararam o rombo bilionário. 

“Não tenho a coragem de acusar pessoas antes das investigações, a cada dia saem novos fatos. Estou tranquilo com nosso trabalho em um período escasso de tempo”, reiterou o parlamentar.

CPI foi criada após escândalo de fraude da empresa de R$ 40 bilhões veio à tona no começo do ano.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!