Geral

Movimento Marcha do Silêncio promove ação sobre o trânsito neste sábado, em Jaraguá 

Durante a ação, será feita a entrega de camisetas e a exposição de um cenário lembrando as consequências da violência no trânsito

16 SET 2022 • POR Janici Demetrio • 08h25

Neste sábado (17) o movimento Marcha do Silêncio promove evento para conscientizar as pessoas sobre a violência no trânsito em Jaraguá do Sul. A ação ocorre entre 9h e 12h, na praça Ângelo Piazera, no Centro.

Conforme uma das organizadoras do evento, Sueli Mader, o objetivo é fortalecer o movimento, que passou por uma desmobilização durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

A programação contará com a participação da Diretoria de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Durante a ação, será feita a entrega de camisetas e a exposição de um cenário lembrando as consequências da violência no trânsito. O mascote, criado pelo movimento, vai interagir com as crianças. Os voluntários também vão realizar a distribuição de um informativo acompanhado de uma enquete.

No domingo (18) inicia-se a Semana Nacional de Trânsito. Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa é realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de um trânsito mais seguro. O tema deste ano foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “Juntos salvamos vidas!”.

A ideia é envolver todos que participam do trânsito, desde condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e também os ciclistas, incluindo pedestres e passageiros. O objetivo é trazer questões e reflexões sobre comportamentos e o senso de coletividade no trânsito. Fortes emoções como a raiva e a correria do dia a dia, interferem na capacidade de perceber e de agir frente a algumas situações. De acordo com o Ministério da Infraestrutura os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!