Saúde

Começa o mutirão da Saúde em Jaraguá do Sul

Mais de 24 mil procedimentos, entre consultas, exames e pequenas cirurgias serão feitos até o fim desse ano, nos hospitais Jaraguá, São José e Santo Antônio de Guaramirim

11 AGO 2022 • POR Janici Demetrio • 18h04

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nessa semana ao mutirão de consultas, exames e pequenas cirurgias, que ficaram represadas por conta da pandemia de coronavírus. O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, informa que o mutirão seguirá até o dia 31 de dezembro desse ano, quando espera-se fazer 24.450 procedimentos nas mais diversas especialidades.

Os atendimentos estão sendo feitos nos hospitais Jaraguá e São José de Jaraguá do Sul e no Hospital Santo Antônio de Guaramirim, contratados pelo Município, que está investindo R$ 2.477.416,00, com recursos próprios e de uma emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini. “Temos um atendimento mensal de aproximadamente 13 mil procedimentos. Com mais esses 24 mil, com certeza, vamos avançar expressivamente na demanda de espera e atender pessoas que estavam há dois anos por esses atendimentos”, enfatiza Moretti.

A Diretora de Gestão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Conrado, explica que as pessoas que estão aguardando pelos procedimentos devem ficar atentas aos contatos telefônicos.

“É preciso que o munícipe tenha o cadastro atualizado junto à Unidade Básica de Saúde, pois as informações e agendamento de consultas e exames se dará pelo número de telefone informado no cadastro. Vamos ligar e enviar mensagem para o telefone da pessoa. Também é possível acompanhar a evolução dessa fila pelo site da prefeitura”, orienta a diretora, enfatizando que as ligações para telefones com identificador de chamadas aparece como 'número não identificado'.

Em caso de dúvidas, a pessoa poderá se informar na Unidade Básica de Saúde de referência.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, enfatiza que a saúde é uma das áreas prioritárias do governo municipal e terá uma atenção ainda mais especial com a retomada das ações com a baixa no número de casos de covid-19, citando como exemplo, o processo de contratação de mais profissionais, a nova unidade básica de saúde da Barra do Rio Cerro e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cujas obras estão na reta final e estarão disponíveis para uso da população em breve.

Procedimentos:
2.500 audiometrias
2.500 logoaudiometrias
2.500 imitânciometrias
2.000 consultas cardiologia + eletrocardiograma
2.000 consultas proctologia
2.000 consultas urologia
2.000 ultrassonografias
1.500 consultas otorrinolaringologia
1.000 ressonâncias magnéticas
1.000 tomografias
1.000 consultas vasculares
800 colonoscopias
600 holter 24 horas
500 ecodoppler
500 endoscopias digestivas
500 tomografias
500 pequenas cirurgias
400 bera
300 cintilografias
450 espirometrias
100 mapa
100 videolaringoscopia

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!