Geral

Ministro de Ciência e Tecnologia conhece ecossistema de inovação do Vale do Itapocu

Paulo Alvim foi recebido no Novale Hub, conheceu estrutura de incubação e conversou com empresários e representantes do meio acadêmico

8 AGO 2022 • POR Janici Demetrio • 06h31

O auditório do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul ficou lotado para a palestra do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, nesta sexta-feira (5). O evento, organizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e que contou com a presença de empreendedores e membros da comunidade acadêmica, foi parte da agenda do Ministro na cidade. 

Alvim esteve na cidade desde o fim da manhã, conhecendo o ecossistema de inovação do Vale do Itapocu: primeiro, em um encontro com empreendedores e lideranças políticas e empresariais, em seguida sendo recebido no Centro de Inovação. No auditório do Novale Hub, o Ministro foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Organização Social (OS) Novale Hub, Luis Leigue, destacando que a veia empreendedora da região sempre se destacou com iniciativas voltadas à inovação em seus setores – seja ele metalmecânico, têxtil, químico ou de alimentos, entre outros. 

“Sempre buscamos estar à frente das mais diversas iniciativas, mas ter a visão externa, de quem acompanha e gera as movimentações em Brasília, é fundamental para fomentar novas iniciativas por aqui”, disse Leigue. A fala dele foi sustentada, ainda, pela presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, que ressaltou a importância da comunidade engajada no desenvolvimento regional, nos mais diversos aspectos. “A veia empreendedora permite que as cidades da região, nos mais diversos aspectos, estejam atuando juntas. É o que se percebe agora, na construção desse ecossistema de inovação”, completou ela.

Em pouco mais de 30 minutos de fala, o Ministro destacou iniciativas como a implantação da tecnologia 5G no Brasil, sendo que Jaraguá do Sul será uma das primeiras cidades a receber as antenas, a serem instaladas próximas ao Centro de Inovação. Apontou ainda a necessidade dos desenvolvedores de políticas públicas – como Ministérios, Secretarias estaduais e municipais – estarem próximos do setor produtivo, para encontrar coerência nas iniciativas. 

Após a fala no auditório, o CEO do Novale Hub, Prof. Nelson Martins de Almeida Netto, apresentou a estrutura de atendimento às empresas ao Ministro. Ao todo, são 24 empreendimentos, entre incubados e residentes, que estão instalados no Centro de Inovação, por meio da incubadora JaraguaTec. Além disso, Alvim conheceu o ambiente utilizado pelos alunos do curso de robótica, ativação da vertente Novale Edu e ministrado aos estudantes da rede municipal de ensino via termo de cooperação com a Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Paulo Alvim afirmou que Jaraguá do Sul e região têm diversas empresas como referências internacionais, cujos projetos e iniciativas podem ser soluções para outras demandas no Brasil.

“Nós devíamos uma visita à Jaraguá, temos ações ocorrendo na cidade e que mereciam nosso olhar mais apurado. A economia dessa região tem, como norte, a inovação, por isso mesmo contamos com tantas iniciativas daqui sendo referência para o MCTI”, ressaltou o Ministro. 

Em seguida, com representantes da Acijs, Novale Hub e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Alvim conheceu o Instituto da Indústria Eggon João da Silva, vizinho do Centro de Inovação e reconhecido pelos avançados estudos na mobilidade elétrica. Ele teve a oportunidade de conferir os projetos de conversão energética – de carros à combustão para modelos eletrificados – e circulou pela estrutura da unidade. O Ministro cumpriu agenda em Santa Catarina por dois dias, estando em Florianópolis na quinta-feira (4) e terminando a semana em Jaraguá do Sul e Joinville. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram