Educação

CIEE forma jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho em Jaraguá do Sul

PIT atua na formação do jovem para inserção e a permanência no mundo do trabalho

29 MAI 2022 • POR Janici Demetrio • 18h23

O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE/SC forma nesta segunda-feira (30), às 14 horas, em Jaraguá do Sul, turma de 36 jovens que foram capacitados pelo Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT. O evento será realizado no auditório da Unisoceisc, de Jaraguá. Os formandos iniciaram o treinamento no começo de maio. 

O PIT conta com 60 horas diárias e é dividido em dois módulos: 50% atitudinal e projeto de vida e outros 50% de formação em atividade profissional. Os módulos são desenvolvidos por meio de dinâmicas que envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho, levando os participantes à flexibilidade de comportamento e auto-desenvolvimento.

Após a formatura, os jovens são encaminhados para os Programas de Estágio ou Aprendizagem do CIEE, iniciando a carreira profissional. Dos 36 formandos, 10 já foram encaminhados para entrevista do primeiro trabalho. “O PIT permite que o jovem tenha um preparo necessário para ingressar ao mercado de trabalho. Essa preparação faz toda diferença”, explica o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.

Um dos parceiros da entidade é o Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, que operacionaliza em todo o estado o Programa Trabalhando Juntos. O objetivo é promover e apoiar a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A estratégia visa prevenir a evasão escolar, reduzir situações de risco e evitar o envolvimento dos jovens com a criminalidade. 

No ano passado, o CIEE/SC formou 3.385 adolescentes e jovens nas unidades da entidade espalhadas pelo estado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram