Educação

Alunos da rede municipal de Jaraguá têm aula de robótica no Centro de Inovação

Centro de Inovação abriga o novo ambiente de robótica Lego que será palco de muitas descobertas de estudantes do 6º ao 9º ano

24 MAI 2022 • POR Janici Demetrio • 06h20

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, em parceria com o Centro de Inovação Novale Hub, promoveu nesta segunda-feira a primeira de oito semanas de aulas de robótica para alunos da rede municipal de ensino, do 6º ao 9º ano, com peças da Lego Robótica. Após as oito semanas, outras escolas e outras turmas serão contempladas. No total são 24 horas de curso, sendo três horas a cada encontro. A Secretaria de Educação disponibiliza ônibus escolar, refeição e supervisão pedagógica da área de tecnologia e inovação, além de custear as aulas de robótica por meio de dois professores do Sesi Senai. Cada encontro reúne 20 alunos do 6º ao 9º ano, no seu contraturno escolar, ou seja, sem prejuízo das horas-aulas previstas no currículo escolar.

Na primeira aula de robótica – na verdade o projeto de robótica existe desde 2017 e foi retomado agora, após a pandemia -, os alunos da Escola Antônio Estanislau Ayroso se ambientaram com as peças, suas funções e se inteiraram sobre elementos, como sensores e servomotores. Como atividade prática, coordenaram com tablets os robôs pré-programados. O objetivo era levar uma pequena bola até o gol adversário. Outra atividade consistiu em conduzir o robô em ziguezague ao redor de um pufe. Quem chegava ao local se surpreendia com o silêncio e concentração de todos.

Um deles foi o prefeito de Jaraguá do Sul José Jair Franzner. Ele quis acompanhar de perto a primeira aula e parabenizou os alunos e a equipe pelo trabalho que está sendo desenvolvido. Falou também da importância de unir a teoria e a prática, o que é plenamente possível com as aulas de robótica.

“Estou muito feliz com esse curso e espero que as crianças possam aproveitar bem todos os conhecimentos que serão adquiridos”, destacou o prefeito.

A secretária de Educação Ivana Dias lembrou que o projeto existe desde 2017 e que o que mudou foi o palco de execução das aulas, agora na Novale Hub, parceira do projeto, juntamente com o Sesi Senai.

“Dentre tantos objetivos contemplados, a secretaria quer, com esse projeto, estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, do protagonismo das nossas crianças. Elas ficarão mais bem preparadas para resolver problemas”, ressaltou Ivana. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram