Geral

Projeto Escola Vai ao Teatro volta a ser realizado em Jaraguá

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados

19 MAI 2022 • POR Janici Demetrio • 11h15

Após dois anos longe do público, por conta da pandemia, o projeto Escola Vai ao Teatro, realizado pela SCAR, volta a ser realizado, a partir da próxima segunda-feira (23). A iniciativa traz a oportunidade de alunos da região do Vale do Itapocu assistirem a peças teatrais e vivenciaram a experiência de ir ao espaço cultural.

A programação preparada para essa volta foi pensada em todas faixas etárias, desde a primeira infância até adolescentes e adultos, com temas bem variados. As apresentações serão de manhã, à tarde e à noite, nos teatros e espaços multiusos do Centro Cultural, até 1º de junho. Além disso, no período noturno, de 23 a 27 de junho, haverá o Palco EVT, um festival de teatro aberto ao público. A cada dia uma peça diferente será apresentada, sempre às 20h, com entrada gratuita. No repertório, drama, comédia, obras históricas e apresentações com linguagens inovadoras.

Aos estudantes, a SCAR também disponibilizará alguns ônibus para transporte de grupos. Companhias de Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí, Florianópolis, Rio do Sul e Curitiba estarão presentes.

O Escola Vai ao Teatro é um projeto atuante há mais de 20 anos, exercendo papel fundamental na formação de público para as artes cênicas. Todo o processo, desde a saída da escola até os aplausos finais, faz parte de uma experiência marcante e inesquecível para crianças e adolescentes. As peças são selecionadas para o evento têm foco na educação, na interação com a plateia e em formatos diferentes e inovadores de contar histórias.

Programação 2022

Dia 23/05 - segunda-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
Karperl e a Cerveja do Papa (Trip Teatro / Rio do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 11 anos
Resumo: Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja da região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Será que o Frei beberrão conseguirá conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação?

Dia 23/05 - segunda-feira, às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Contestados (Cia Mútua / Itajaí)
Duração: 60 min
Classificação etária: a partir de 12 anos
Resumo:
O espetáculo Contestados apresenta um recorte sobre a Guerra do Contestado, o conflito de terras ocorrido no início do século XX envolvendo os estados de Santa Catarina e Paraná, o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e a população local. A montagem da peça é o resultado de uma intensa pesquisa e busca dar voz aos vencidos da guerra.

Dia 24/05 - terça-feira, às 9h, às 14h, e às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Catumbi (Núcleo de Teatro SCAR / Jaraguá do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 11 anos
Resumo
Durante mais de sessenta anos, o Catumbi e a Festa de Nossa Senhora do Rosário formavam o grande evento do povoado Morro da África, em Jaraguá do Sul. Essa é uma história sobre a chegada dos primeiros colonizadores negros ao Vale do Itapocu, uma história que está sendo redescoberta e recontada.

Dia 25/05 - quarta-feira às 14h, e dia 26/05 - quinta-feira, às 9h - Sala Multiuso 5 da SCAR
Mergulho (Éranos / Itajaí)
Duração: 30 min
Classificação etária: de 1 a 6 anos
RESUMO:
A história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam com a ajuda da plateia, se encontrar. Uma experiência teatral para crianças, que participam ativamente da dramaturgia do espetáculo, por meio da técnica de projeção digital atrelada ao som.

Dia 25/05 - quarta-feira, às 9h e às 20h no Grande Teatro da SCAR
Desajustada (Pé de Vento / Florianópolis)
Duração: 50 min
Classificação etária: a partir de 14 anos
RESUMO:
Desajustada é uma comédia física que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. O espetáculo utiliza recursos como gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico.

Dia 26/05 - quinta-feira, às 14h e às 20h - Pequeno Teatro da SCAR
Joker (Cia Delírio / Curitiba)
Duração: 75 min
Classificação etária: 14 anos
RESUMO:
O Joker é um personagem icônico, o maior vilão das histórias em quadrinhos, sedutor em sua maneira excêntrica e caótica de ver o mundo. Neste espetáculo alucinante, o coringa das histórias em quadrinhos do Batman convida o público para uma conversa em que despontam citações, reflexões e poesias famosas, passando por Júlio Cortázar, Nietsch, Haitch, Shakespeare, Clarisse Lispector, Freud e etc.

Dia 27/05 - sexta-feira, às 9h e às 14h - Grande Teatro da SCAR
Agentes do Riso (Cia Traço / Florianópolis)
Duração: 60 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…

Dia 27/05 - sexta-feira, às 20h - Espaço Panorâmico da SCAR
Récita (Bárbara Biscaro/Florianópolis)
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
RESUMO:
Através da exploração do grotesco, o espetáculo busca as possibilidades cênico-musicais da execução de um repertório de Brecht na atualidade: da negação de uma estética do belo, do solista, da música como arte elevada, os corpos dos atores-músicos subvertem a sonoridade, traem um projeto higiênico.

Dia 30/05 - segunda-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
A incrível ponte que habita gente (Caravana / São Bento do Sul)
Duração: 45 min
Classificação etária: 10 anos
RESUMO:
Baseado no conto A Ilha, de João Gomes, o espetáculo conta a história de uma pequena Ilha e seus habitantes, que se veem envolvidos em uma intrigante empreitada... Esse pequeno pedaço de terra abriga um povo pacato, trabalhador e ordeiro que depois de uma breve visita do povo do Continente resolvem também eles serem Continentais.

Dia 31/05 - terça-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
A última aventura de Gilgamesh (Essaé / Joinville)
Duração: 50 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Gilgamesh foi um grande herói da antiguidade. Sua saga, contada há 5000 anos, é a obra literária mais antiga da humanidade. Nesta versão bem humorada, Gilgamesh passará por inúmeros desafios para encontrar o seu último desejo: a imortalidade.

Dia 01/06 - quarta-feira, às 9h e às 14h - Pequeno Teatro da SCAR
Rio Bernunça (Cobaia Cênica / Rio do Sul)
Duração: 50 min
Classificação etária: LIVRE
RESUMO:
Na beira de um rio se encontram um pescador, uma lavadeira e um balseiro. Ao se depararem com a poluição do rio os três relembram histórias contadas por seus antepassados. A narrativa de cada personagem é diferente, mas todos chegam à lenda do Rio Bernunça.

Sobre a SCAR
O centro cultural inaugurado em 2003, consolida-se como um espaço para as artes em Santa Catarina e possui dez mil metros quadrados distribuídos em seis pisos e modernas instalações. Sendo avaliado como uma das melhores estruturas no Brasil, a SCAR recebe espetáculos nacionais e internacionais e o reconhecimento de artistas, técnicos e produtores. O principal objetivo do centro é estimular a cultura regional, agindo dentro da formação artística nas áreas de dança, música, teatro e artes plásticas. Para mais informações, acesse www.scar.art.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram