Jaraguá do Sul

Filhote de veado encontrado em Jaraguá segue em acompanhamento veterinário

Agricultores encontraram o animal.

14 JAN 2022 • POR Ricardo Rabuske • 16h15
Filhote de veado encontrado em Jaraguá segue em acompanhamento veterinário - Divulgação PMJS

A equipe do Programa de Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente recebeu na tarde desta quinta-feira (13), o filhote de veado encontrado num pasto de uma propriedade rural do Bairro Garibaldi. De acordo com o biólogo Christian Raboch Lempek, conta que a Fujama foi acionada no período da tarde pela esposa de um policial miliar que reside naquela região, depois que os vizinhos levaram o filhote até o local para que fosse encaminhado ao resgate.

Hoje, de acordo com o biólogo da Fujama, o filhote de cervo encontra-se no veterinário que atende estes casos com animais silvestres onde passou por uma avaliação e permanecerá até se desenvolver e ter condições de ser transferido, possivelmente, para o centro de triagem de animais silvestres, em Florianópolis.

“Por enquanto, por ele ser muito pequeno (o umbigo ainda está em processo de cicatrização), ficará sob os cuidados da clínica, aqui mesmo em Jaraguá do Sul”, explicou Christian Raboch, acrescentando que este tipo de animal é difícil de ser encontrado aqui na região, por habitar áreas mais preservadas, distantes de locais habitados.

Sobre o aparecimento do filhote no pasto da propriedade, Christian explica que pode ter ocorrido dele (o filhote) estar com os pais naquela região. “Talvez, pelo barulho de máquinas agrícolas ou mesmo de pessoas por perto, os pais fugiram para o mato deixando o filhote para trás, escondido, que é uma estratégia para despistar eventuais predadores”, comenta.

Uma orientação do biólogo nestes casos, e se o animal não estiver acoado por cães ou dentro de galpões ou casas, o melhor a fazer é não se aproximar e deixar o local para que os pais voltem buscá-lo ou ele mesmo vá para o mato sem levar consigo o cheiro humano. “Se os pais sentirem esse cheiro, eles podem até abandonar o filhote”, explica.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram