Saúde

Vacinação covid: Saúde de Jaraguá chama atenção para o esquema vacinal completo

A retomada segura das atividades depende da imunização completa, dizem especialistas

26 OUT 2021 • POR Janici Demetrio • 07h00

Em Jaraguá do Sul, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 132.231 pessoas já tomaram, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19. Isso corresponde a 86% da população com 12 anos ou mais a ser vacinada no município (152.165 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde).

Já completaram o esquema vacinal, com as duas doses, 64% do público-alvo do Plano Nacional de Imunização. Os números são positivos e, mais do que isso, trazem esperança em relação à retomada segura das atividades.

Mas, o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, lembra que é importante completar a imunização com as duas doses.

“Mesmo que a pessoa esteja com a D2 atrasada em alguns dias, é fundamental que compareça à Central de Vacinas e complete o esquema vacinal. A eficácia prometida foi determinada a partir de estudos com duas aplicações”, ressalta.

Além de aumentar a proteção contra a covid-19, a segunda dose e, agora, o reforço com a terceira dose, ajudam a prolongá-la.

“Quem não completa o ciclo de imunização está mais sujeito à infecção pelo coronavírus e esse indivíduo não contribui para o controle da circulação do vírus”, acrescenta Moretti.

O secretário de Saúde também afirma que a vacinação tem sido fundamental para controlar o avanço da pandemia no município.

“Percebemos, claramente, a redução no número de internações e óbitos em decorrência da covid-19 e isso, em grande parte, se deve à vacinação”, pontua.

O diretor de Vigilância Epidemiológica Dalton Fischer lembra, ainda, que decretos do Governo do Estado autorizaram a retomada de eventos, mas, uma das condições estabelecidas para o acesso do público é a vacinação completa.

“Estamos recebendo solicitações para realização de eventos seguros no município, já temos preparados protocolos de contingência e a vacinação, com as duas doses, está inserida como condição, nestes protocolos”, alerta.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, reforça que a data de retorno para a segunda dose (D2), fica marcada na carteirinha de vacinação. À medida em que o município recebe doses do Ministério da Saúde e Governo do Estado também avança o calendário de vacinação com a antecipação das doses e o reforço da terceira dose (DR).

“Tudo isso comunicamos pelas redes sociais da prefeitura”, salienta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!