Segurança

Cobra Jararaca com 1,30 metro é capturada em Jaraguá do Sul

Devido à sua periculosidade, a jararaca deverá ser solta numa área de preservação ambiental bem distante da área urbana jaraguaense.

25 OUT 2021 • POR Ricardo Rabuske • 20h16
Cobra Jararaca com 1,30 metro é capturada em Jaraguá do Sul - Divulgação PMJS

Os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) receberam neste fim de semana dois animais, uma enorme jararaca e um filhote de cachorro-do-mato resgatados na área urbana de Jaraguá do Sul pelos bombeiros voluntários.

Um deles, uma serpente da espécie jararaca (Bothrops jararaca) foi localizada em uma residência no bairro Jaraguá Esquerdo, próximo ao estádio do Juventus. Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe a serpente impressiona pelo tamanho, acima da média para sua espécie. “Medimos o animal e ele tem 1,30 metro. A maior jararaca capturada aqui no Município desde 2017”.

Devido à sua periculosidade, a jararaca deverá ser solta numa área de preservação ambiental bem distante da área urbana jaraguaense. “Num lugar que não ofereça risco para as pessoas e também para o próprio animal”, destacou Duwe.

Já o filhote de cachorro-do-mato foi recolhido das margens da BR 280, entre Corupá e Jaraguá do Sul. “Um motorista o recolheu e o entregou nos bombeiros que nos acionaram. Trata-se de um animalzinho novo que parece ter se perdido da mãe e parece estar debilitado”, avaliou o biólogo. O cachorro foi encaminhado ao veterinário onde ficará sob observação. “Se sobreviver, a tendência é que ele seja encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Florianópolis.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!