Geral

Caxias do Sul se inspira em Jaraguá para cumprir o Marco do Saneamento

Com mais de 520 mil habitantes, Caxias do Sul possui 10 Estações de Tratamento de Esgoto em funcionamento e será necessário construir outras seis unidades

25 OUT 2021 • POR Janici Demetrio • 06h55

Técnicos do Samae de Caixas do Sul/RS conheceram de perto o sistema de tratamento de esgoto em Jaraguá do Sul. O grupo visitou as instalações das ETE’s Água Verde e São Luís, na semana passada.

De acordo com o diretor técnico da autarquia gaúcha, Marcos Mees, o objetivo foi conhecer as tecnologias e equipamentos utilizados em todo o processo, que possam otimizar os espaços das novas estações.

“Equipamentos e processos aprimorados aqui podem nos ajudar muito”, disse.

Com mais de 520 mil habitantes, Caxias do Sul possui 10 Estações de Tratamento de Esgoto em funcionamento e será necessário construir outras seis unidades, e mais de 167 quilômetros de rede de esgoto, para se adequar ao Marco Legal do Saneamento.

A Lei estabelece que até dezembro de 2033, os municípios brasileiros precisam tratar 90% do esgoto gerado pelos seus habitantes. O Samae de Jaraguá do Sul já atingiu esse índice com 12 anos de antecedência. O grupo visitou ainda as empresas de saneamento de Ponta Grossa/PR e de Tubarão/SC.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!