Segurança

Buscas em Brumadinho completam mil dias

Mar de lama da Vale causou 270 mortes e culpados ainda não foram punidos.

22 OUT 2021 • POR Ricardo Rabuske • 09h46
Buscas em Brumadinho completam mil dias - Corpo de Bombeiros / Divulgação

As buscas dos Bombeiros em Minas Gerias por vítimas em Brumadinho completaram mil dias nesta quinta-feira (21).

A tragédia matou 270 pessoas, e após a maior operação de buscas realizada no país, oito corpos permanecem desaparecidos em meio à lama da Vale.

 O rompimento da barragem da mineradora Vale aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019, na cidade do interior de Minas Gerais, Brumadinho.

O acidente na mina, Córrego do Feijão, continua sem punidos, e nesta semana familiares das vítimas da tragédia foram surpreendidos por uma determinação do Superior Tribunal de Justiça, que anulou a decisão da Justiça de Minas Gerais que já havia aceitado a denúncia e tornado réus os 16 funcionários da Vale e da TUV SUD, empresa que atestou a estabilidade da barragem.

Conforme o site Band News a decisão foi tomada, alegando se tratar de um assunto de interesse da União, o STJ decidiu que a competência de julgar o caso é da Justiça Federal, em Minas Gerais.

Ao menos três entidades e associações, que representam os atingidos, repudiaram a atitude da corte. É o caso do Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem às duas vítimas que morreram no rompimento.

O diretor da entidade, Vagner Diniz, reforça a indignação com a decisão. “Nós ficamos bastante surpresos com a decisão do Superior Tribunal de Justiça. Nós estamos sofrendo, e essa decisão aumenta o nosso sofrimento. ”, afirmou.

Com a decisão do STJ, o processo criminal volta praticamente à estaca zero.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!