Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo

24 SET 2021 • POR Janici Demetrio • 17h49

A 27ª edição do Jaraguá em Dança invade o fim de semana. De hoje até domingo serão sete as sessões com 81 apresentações, sem contar as participações especiais e convidados. O evento de hoje (24), com a segunda noite de exibições, inicia às 19 horas, no Grande Teatro da Scar. No sábado e domingo serão três as sessões: às 13h30, 16 e 19 horas.

O evento tradicional do calendário cultural da cidade terá um total de 15 sessões e volta a contar com a participação de público, restrito a 30% da capacidade do local, o que corresponde a 280 pessoas por sessão. A medida segue as orientações dos decretos sanitários de enfrentamento à pandemia de Coronavírus, que também incluem uso de máscaras, distanciamento e higiene.

Ontem, na primeira noite, houve 12 participações e a apresentação especial da Companhia Jovem Bolshoi Brasil (fotos) que reviveu, depois de muito tempo, a emoção das apresentações presenciais. O Bolshoi trouxe o espetáculo “O Gala Bolshoi”, com coreografias diversificadas, dança contemporânea e trechos de renomados balés de repertório, além de trabalhos criados pelos próprios bailarinos e também por profissionais formados na instituição.

As participações especiais ocorrem sempre às 19 horas. Para hoje, está previsto o Galpão da Dança. No sábado, o momento especial fica por conta do grupo de danças húngaras Dunántúl e o domingo é reservado para Kulture Kaos.

 A primeira noite (22) contou com evento de gala e celebrativo destinado especialmente aos coreógrafos, além de apresentação com Edson Nascimento, da Escola de Dança da Scar. Na ocasião, houve o lançamento do videoclipe oficial do evento. A transmissão pode ser conferida aqui. A secretária Natália Lúcia Petry enalteceu a possibilidade de realização de um evento com o retorno da participação do público, mesmo com limitação. “Esta data é muito importante e precisa ser comemorada porque reúne a classe artística e cultural, um dos segmentos mais prejudicados com a pandemia”, disse.

Outras manifestações artísticas, além da dança, podem ser conferidas. Uma delas é a exposição resultante do 1º Concurso de Fotografias “Jaraguá do Sul 145 olhares”, que fez parte da programação de aniversário do município, em julho (confira o nome dos participantes abaixo). Evento de premiação dos 20 cliques selecionados ocorreu em 12 de agosto, no Centro de Inovação. Na ocasião, ficou conhecida a foto vencedora da votação popular para representar os 145 anos de Jaraguá do Sul. A escolha ocorreu entre 5 a 10 de agosto. Rodrigo Murara teve a foto inscrita na categoria Arquitetura e Monumentos eleita com 1.097 votos, o equivalente a 50,6% do total (2.168). 

Os 256 cliques inscritos no concurso passaram por avaliação de três fotógrafos profissionais atuantes em Jaraguá do Sul, com notas de 5 a 10. Os registros escolhidos serão utilizados pela municipalidade como ilustração de campanhas, trabalhos estudantis e em exposições itinerantes.

As cinco melhores fotos das quatro categorias receberam premiações em dinheiro. As fotos escolhidas podem ser conferidas aqui. 

Por causa da limitação  de público, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer promove a transmissão do Jaraguá em Dança ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria. Inscreva-se no canal e receba as notificações para novas transmissões pelo Facebook e pelo YouTube. A organização informa que os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria da Scar, dois dias antes de cada sessão. Serão liberados apenas dois ingressos por pessoa. A bilheteria da Scar funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 20, sem fechar para o almoço, e  aos sábados e domingos, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

De acordo com o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, as coreografias apresentam qualificação técnica, agradando tanto aos presentes no teatro quanto aos que assistem pelos canais de comunicação da Prefeitura e pelas redes sociais. “Temos certeza de que este grande público, multiplicado inúmeras vezes com as transmissões, segue satisfeito com o nível dos trabalhos”, pondera.

O Jaraguá em Dança terá a participação de 33 entidades, 1.225 bailarinos, 55 coreógrafos, 73 auxiliares e 195 coreografias divididas em 15 sessões. De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry é uma satisfação realizar o Jaraguá em Dança mesmo com limitação de público, pois trata-se de momento esperado com expectativa por toda a comunidade envolvida.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!