Variedades

Grife inspiração: 15 músicas que mencionam marcas de roupas

Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou? Não precisa observar muito para perceber que a moda e a música estão sempre ligadas e vamos te provar.

16 SET 2021 • POR • 09h04

Seja nas letras, no patrocínio de artistas, em colaboração entre marcas e cantores, como Beyonce e Adidas e principalmente em clipes nos quais os artistas adoram evidenciar o luxo de peças caras, lá estão elas: as marcas da moda.

A ligação é tanta que, num outro exemplo, temos a escolha de Lady Gaga para compor o elenco do filme “Casa Gucci”, que estreia nos cinemas este ano. Gaga sempre foi uma apaixonada por grifes. A cantora e agora atriz, na música “Fashion”, menciona grandes marcas, como Vivienne Westwood, Gucci, Fendi, Prada, Valentino, Armani, Jimmy Choo, Stuart Weitzman, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen e Manolo Blahnik.  

Além de ‘Fashion’, listamos mais 15 músicas entre brasileiras e internacionais que citam marcas de roupas para provar a eterna vibe entre estes universos que podem ilustrar luxo, amor e até protestos sociais.

E pra você que está pensando em fazer um pião por essa lista, pegue seu bobojaco e sua touca, porque faz 10°C em São Paulo, já diziam os Racionais MCs em “Da ponte pra cá”.

1)    Hermès - Jay Z & Kanye West

Não é de hoje que rappers amam citar suas ostentações nas músicas. Em “Otis”, Jay Z & Kanye West mencionam a grife francesa Hermès, considerada pelo ranking BrandZ como a segunda mais valiosa do mundo.

(Vídeo)
JAY Z, Kanye West - Otis ft. Otis Redding

2)    Versace - Bruno Mars

Já no título, a música romântica “Versace On The Floor” já remete a um vestido de grife jogado no chão, durante uma noite de amor. Bruno Mars interpretou a música, cujo clipe teve participação da atriz e cantora Zendaya. Além dela, o cantor também usa peças da grife italiana enquanto canta e toca piano no videoclipe.

(Vídeo)
Bruno Mars - Versace on the Floor (Official Music Video)

3)    Louis Vuitton - Mariah Carey

Não seria surpresa se Mariah Carey mencionasse em alguma música sua paixão pela grife Louis Vuitton. Em vários clipes, a cantora usa sapatos caríssimos da marca, mas em “Shake It Off”, lançada em 2005 e uma de suas músicas mais conhecidas, ela conta o sobre ir embora de uma relação abusiva. Na tradução de um dos trechos, ela diz “fiz minha mala da Louis Vuitton, entrei no seu carro e fui embora”. Poderosa!

(Vídeo)
Mariah Carey - Shake It Off (Official Music Video)

4)    Armani, Oakley, Tommy e Lacoste - MC Boy do Charmes

O MC brasilero não economizou ao ostentar grifes nesta música. Em homenagem ao funk que recentemente entrou na lista de ritmos reconhecidos pelo Grammy Latino, listamos “Onde eu chego paro tudo”, faixa com a tradicional batida, em que Boy do Charmes mostra conhecer várias grifes mas mantém a humildade como a maior riqueza.

(Vídeo)
MC Boy do Charmes - Onde Eu Chego Paro Tudo 2012 HD + Letra

5)    Balenciaga e Praga - DJs Cheat Codes

“Alguma vez você já pensou em mim? Comprei Balenciaga e Prada para você!”. Fica aí o questionamento neste refrão da música eletrônica “Balenciaga”, do trio de DJs Cheat Codes. No clipe, os músicos trazem a pegada street que a marca vem exibindo em seus desfiles, por meio do ritmo eletrônico.

(Vídeo)
Cheat Codes - Balenciaga (Official Music Video)

6)    Dolce & Gabbana, Prada e Aldo - Madonna

Não bastasse a rainha Madonna cantar sobre “não dar a mínima” e fugir das funções impostas às mulheres pela sociedade, ainda traz Nicki Minaj com participação nesta letra que é um hino para quem está cansada de seguir uma rotina exaustiva e cheia de imposições. Em “I Dont’t Give A”, elas cantam “Veja bem, eu não posso me relacionar com seu Volvo e você não consegue esses sapatos na Aldo”...

(Vídeo)
Madonna - I Don't Give A Feat Nicki Minaj [Music Video]

7)    All Star - Nando Reis

Outra música brasileira que cita uma marca da moda é “All Star Azul”, de Nando Reis para Cássia Eller. A musa inspiradora desta canção costumava usar o modelo e a cor que Nando achava charmoso. Apaixonado, escreveu sobre as coisas simples na relação de amizade entre eles, como o apartamento dela no 12º andar de um prédio no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro. 

(Vídeo)
Nando Reis - All Star (Clipe Oficial)

8)    Donatella Versace - Lady Gaga

Mais uma vez a grife aparece na lista, agora pela voz inigualável de Lady Gaga. A cantora é amiga pessoal da diretora da grife italiana, Donatella Versace. Além de mencionar algumas qualidades da amiga no decorrer de “Donatella”, Gaga também enfatiza a vida luxuosa e repleta de referências.

(Vídeo)
Lady Gaga - Donatella

9)    Dolce & Gabbana, Fendi, Donna Karan, 7 For All Mankind e True Religion - The Black Eyed Peas 

Apesar de ter sido considerada a pior música de todos os tempos em pesquisa realizada em 2012, “My Humps” nunca mais saiu dos ouvidos. Quem nunca ouviu o famoso refrão? A letra realmente é um pouco pobre, apesar de mencionar tantas marcas de luxo.

(Vídeo)
The Black Eyed Peas - My Humps

10)    Nike - Gorillaz 

A banda virtual Gorillaz na música "19-2000", passeia pela animação em 2D e 3D, num cenário pioneiro para a época em que o álbum foi lançado, em junho de 2001. Nos primeiros versos, a canção já traz a menção à famosa marca de tênis e artigos esportivos, no trecho que diz “eu vou comprar um tênis de chumbo da Nike”.

(Vídeo)
Gorillaz - 19-2000 (Official Video)

11)    Balenciaga - Cardi B

Além de mencionar a grife, Cardi B também cita o modelo de tênis, em “I Like It’, essa mistura de rap e trap interpretada também por Bad Bunny e J Balvin. “Eu gosto daqueles Balenciagas, os que parecem meias”, diz um trecho. Coloca no “repete” e aproveita esse som que levou o prêmio de Melhor Música do Verão no MTV Video Music Awards 2018. 

(Vídeo)
Cardi B, Bad Bunny & J Balvin - I Like It [Official Music Video] 

12)    Louboutin - Jennifer Lopez

“Louboutins” é uma canção da cantora e atriz Jennifer Lopez, sobre um relacionamento instável em que a mulher escolhe preservar o amor próprio. Na música lançada em 2009, J.Lo  diz que “esta é a última vez, eu estou seguindo em frente, estou calçando meus Louboutins”.

(Vídeo)
Jennifer Lopez - HD "Louboutins" Live Performance

13)    Tiffany & Co, Cartier, Black, Starr, Frost-Gorham e Harry Winston - Marilyn Monroe 

Não é de hoje que moda e música andam lado a lado. Em 1953 a atriz e cantora Marilyn Monroe interpretou a icônica cena no filme “Os Homens Preferem as Loiras”, a qual canta “Diamonds are a girl's best friend”, mostrando toda a presença de palco digna de sua atuação. Em um trecho da música que cita as grifes de joias mais cobiçadas de todos os tempos, Monroe diz: Um beijo na mão pode ser sofisticado, mas os diamantes são os melhores amigos de uma garota.

(Vídeo)
Marilyn Monroe Diamonds are a girl's best friend

14)    Reebok e Converse - Arctic Monkeys 

Uma canção sobre crescer, "A Certain Romance" não é o single mais impactante da banda, mas a nostalgia é familiar aos ouvintes de todo mundo, pois retrata o processo da vida, sem melancolia ou tristeza… apenas a certeza de que não podemos fazer nada em relação ao fato de que a vida passa.

(Video)
https://www.youtube.com/watch?v=CUGzWETn1HQ

15)   Audemars Piguet, Hermès e Cartier - Beyoncé 
Claro que citaremos a rainha das grifes, Beyoncé. Apesar de mencionar diversas marcas em várias de suas músicas, encerramos a lista com “Upgrade U”, onde apesar de jovem, a diva já não poupava no bom gosto e no talento.

(Vídeo)
Beyoncé - Upgrade U (Video) ft. Jay-Z

Você lembra de mais alguma? Conta pra gente.
Crie sua playlist e aproveite!