Política

Candidatos do concurso público da Prefeitura de Jaraguá estão sendo convocados

Suspenso, temporariamente, pelo Governo do Estado desde março de 2020 em função da pandemia, o maior concurso público de Jaraguá do Sul está tendo sequência agora em suas etapas finais: prova prática e avaliação psicológica

6 SET 2021 • POR Janici Demetrio • 11h22

O Instituto Ânima Sociesc divulgou em seu site (Clique Aqui) a convocação dos candidatos do Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá do Sul para as provas práticas do edital 002/2019, voltado aos cargos de Motorista de Veículos Pesados e Ambulância e Operador de Máquinas Pesadas, aprovados nas etapas anteriores.

Estão sendo convocados cerca de 280 candidatos que deverão comparecer entre os dias 18 e 19 de setembro (conforme o cargo escolhido) nos locais definidos para as provas:

Motorista de Veículos Pesados e Ambulância: Arena Jaraguá - Rua Gustavo Hagedorn, 636 - Nova Brasília, Jaraguá do Sul - SC.

Operador de Máquinas Pesadas: Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - Rua Ângelo Rubini, 600 - Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul - SC.

No dia 27 de agosto, ocorreu a convocação de apenas um candidato para as provas do edital 001/2019 da Educação, para a vaga de Tradutor e Interprete de Libras. A data dessa prova será no dia 12 de setembro, às 9h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler Rua Lourenço Kanzler, 177 - Nova Brasília.
O diretor de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal, Alessandro Martins, pede para que os candidatos acessem o site do certame para verificar todas as informações sobre a convocação. Lá estão descritos os nomes e os respectivos horários da chamada para as provas práticas, além de outras considerações importantes para o dia.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Alessandro Martins ressalta que o edital foi readequado pelo Instituto Ânima Sociesc e além dos novos prazos, contém os protocolos de segurança contra a covid-19.

Suspenso, temporariamente, pelo Governo do Estado desde março de 2020 em função da pandemia, o maior concurso público de Jaraguá do Sul está tendo sequência agora em suas etapas finais: prova prática e avaliação psicológica para quem passou para esta fase, de acordo com a função.

A Ordem de Retomada foi assinada no dia 19 de julho e o Termo Aditivo nº 400/2021, contendo os novos prazos e regras, foi assinado nesta segunda-feira (2).

Segundo a Diretoria de Gestão de Pessoas, 1.436 candidatos estão aptos para a fase de avaliação psicológica e 283 para a prova prática, totalizando 1.719 pessoas.

aA Prefeitura Municipal vai disponibilizar toda a estrutura, desde fiscais, escolas, até Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Entenda o que motivou a suspensão do concurso

- As primeiras etapas do concurso, que mobilizou mais de 17 mil inscritos, ocorreram nos dias 02 e 09 de fevereiro de 2019 e transcorreram de forma normal, sem dificuldades. Nesta etapa, cerca de 1.719 pessoas foram aprovadas para a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático. São concorrentes de 12 estados brasileiros diferentes.

- Em decorrência da chegada da pandemia de covid-19 todos os concursos públicos e vestibulares foram suspensos em Santa Catarina, o que provocou, em 19 de março de 2020, a suspensão temporária do Concurso, deixando a realização das duas etapas, pendentes.

- O governo estadual só permitiu a retomada de concursos públicos e vestibulares no mês de setembro de 2020, por meio da portaria 714/2020, de 18 de setembro, ainda assim, condicionando uma série de medidas para que a realização das provas presenciais fosse aceita, entre elas: a) o distanciamento social de 1,5m dentro das salas utilizadas; b) disponibilização de álcool em gel nas salas de aula e consequente higienização do espaço; c) disponibilização de uma sala para cada concorrente que chegar ao local da prova e tiver temperatura corporal aferida em mais de 37,8 ºC.

- Desde então o Município vinha estudando, junto à empresa contratada para a realização das provas, de que forma o processo poderia ser retomado. A suspensão temporária do processo buscou manter a isonomia entre os candidatos, permitindo a ampla concorrência daqueles que ainda estão participando do certame público em momento oportuno à realização deste.