Saúde

Secretaria de Saúde de Jaraguá adquire dez câmaras frias para medicamentos

Atualmente as farmácias têm geladeiras comuns que armazenam os medicamentos que precisam de refrigeração, como insulinas e imunobiológicos

3 SET 2021 • POR Janici Demetrio • 18h14
- Divulgação

A Secretaria de Saúde comprou dez câmaras frias para as farmácias do SUS de Jaraguá do Sul, tanto a especializada quanto a básica. Os equipamentos vão garantir mais segurança no caso de falta de energia elétrica, já que oferecem 48 horas de energia por meio de bateria. Atualmente as farmácias têm geladeiras comuns que armazenam os medicamentos que precisam de refrigeração, como insulinas e imunobiológicos. Esses medicamentos, somados, representam um montante de aproximadamente R$ 1,5 milhão dos cofres públicos.

“No caso de um apagão, poderíamos perder todos os medicamentos refrigerados, por exemplo”, lembra a farmacêutica Tatiana Braun, da Secretaria de Saúde. Ela detalha que sete das dez câmaras frias ficarão na Farmácia Especializada e três na Farmácia Básica próximo do Terminal Urbano.

O secretário de Saúde Alceu Moretti explica que o investimento do poder público é voltado à segurança dos usuários do SUS. “Vamos investir R$ 10 mil em cada câmara fria. Em compensação, a segurança de que esses medicamentos não vão sofrer variação de temperatura e de que não vão ficar sem refrigeração faz o investimento valer a pena”, ressalta o secretário. 

As dez câmaras frias devem chegar nos próximos dias. Precisarão primeiro da instalação elétrica adequada para depois começarem a armazenar os medicamentos que necessitam de refrigeração.