Saúde

Após primeiro caso da variante Delta em Jaraguá, secretário reforça importância da imunização

A variante Delta do coronavírus é conhecida por ser mais transmissível

30 AGO 2021 • POR Janici Demetrio • 08h54

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na última semana mais 20 casos da variante Delta no Estado. Dentre eles, está o de uma paciente de Jaraguá do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde informou que trata-se de uma mulher de 25 anos com histórico de viagem para o México, o que caracteriza o caso como importado. Ainda segundo a Secretaria, durante o período de transmissão a paciente permaneceu em isolamento e monitorada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A paciente já recebeu alta do monitoramento e está bem. 

Para o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o registro do primeiro caso da variante Delta em Jaraguá do Sul reforça ainda mais a importância de a população estar imunizada contra a covid-19. 

Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 30 - 08 - ALCEU MORETTI 1

Outros casos suspeitos do município ainda estão em avaliação na Vigilância em Saúde do Estado. Os testes preliminares (triagem) para a identificação das possíveis infecções por Variantes de Preocupação (VOC), como a Delta, são realizados no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC).  


Rádio Jaraguá · JORNALISMO - 30 - 08 - ALCEU MORETTI 2

Em Santa Catarina, até o momento, foram confirmados 63 casos da variante Delta do coronavírus - conhecida por ser mais transmissível - em 28 municípios catarinenses. Desse total, 26 casos são considerados casos autóctones (de transmissão dentro do estado), sete casos importados (transmissão fora do estado) e 30 estão em investigação sobre o local provável de infecção. Dos 63 casos, dois evoluíram para óbito.

 Os estudos divulgados até o momento mostram que as vacinas disponíveis no Brasil oferecem alta proteção contra casos graves, hospitalização e óbitos por todas as variantes do coronavírus, incluindo a variante Delta, principalmente quando o esquema vacinal está completo (com duas doses ou dose única). No entanto, elas não impedem que a Covid-19 seja transmitida, assim o uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, manter ambientes arejados com ventilação natural e praticar a higiene respiratória, utilizando água e sabão e álcool gel 70% para lavar as mãos, são medidas essenciais que precisam ser mantidas por todos nesse momento.

Independentemente do tipo de variante do coronavírus, o diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Fuck recomenda-se a adesão da população à vacinação contra a Covid-19, de acordo com o calendário pactuado entre o estado e os municípios.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá