Geral

Schroeder promove campanha de castração social de animais

A ação buscou atender animais cujo tutores são atendidos pelo Creas e Cras

29 JUL 2021 • POR Janici Demetrio • 08h59

Pelo menos 150 animais foram atendidos na primeira campanha social de castração realizada em Schroeder na quarta-feira (28). A ação buscou atender animais cujo tutores são atendidos pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social).  

Para isso, a Prefeitura aderiu ao Programa de Castração do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali).

Fabiano Spézia, do Cigamvali, explica que o consórcio é uma vontade dos prefeitos que participam da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), para que possam executar ações de maneira conjunta.

“Ao invés de uma prefeitura contratar o serviço de castração, o consórcio contrata para todas, a preço mais acessível e de forma a compartilhar as ações”, aponta.

Na terça-feira (27), foi realizada a primeira ação em Massaranduba, com castração de 150 animais. Nesta quinta (29) é a vez de Guaramirim receber o mutirão.

“E temos programado para a primeira semana de setembro ações em São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul e Corupá”, comenta Spézia.

O consórcio contempla apenas famílias de baixa renda cadastradas no CADÚnico, protetores de animais e ONGs.

“Essa é a ideia do Consórcio, a ideia dos prefeitos, trabalhar com essas pessoas que muitas vezes ficam a parte dos processos”, ressalta.

O responsável pelo setor de Meio Ambiente da Amvali, Kerling Homburg, diz que, para entender melhor sobre a realidade e necessidades do Município, o Cigamvali manteve conversas com a Administração e com a principal ONG de Schroeder, a Rutinha Protetora Pet, que já vem fazendo esse trabalho.

Prevenção contra a proliferação e o abandono

O prefeito Felipe Voigt esteve presente no mutirão de castração e revelou que o Município busca combater a situação de proliferação e abandono de cães e gatos.

 “Esta é uma maneira de darmos a nossa contribuição, principalmente atendendo essas pessoas que têm dificuldade de pagar a castração do seu bolso”, justifica.

A diretora de Agricultura, Somira Hackbarth Kasmirski, vê a ação como um grande progresso em Schroeder, pois existem casos de irresponsabilidade para com os animais na cidade.

“Há muita gente que solta seus animais na rua e esses animais procriam demais. Então, o primeiro passo é a prevenção, através da castração, que é o melhor caminho a se tomar”, opina.