Geral

MP recomenda Jaraguá do Sul como referência na gestão do lixo

Equipe da Samasa de Três Barras visitou o Samae de Jaraguá do Sul na semana passada

5 JUL 2021 • POR Janici Demetrio • 11h29

Técnicos da cidade de Três Barras/SC estiveram em Jaraguá do Sul na semana passada para conhecer o processo de saneamento desenvolvido por aqui, sobretudo a gestão dos resíduos sólidos. A intenção é melhorar a qualidade desse serviço prestado aos mais de 19,3 mil habitantes daquela cidade, do Norte Catarinense. Atualmente, Três Barras faz a coleta do lixo, porém, não há a separação nem o destino correto dos materiais recicláveis. Tudo vai para o aterro sanitário. E essa realidade precisa mudar.

De acordo com a presidente da Samasa (Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental), Paola Sabrina Pereira, o Ministério Público recomendou a visita ao Samae de Jaraguá.

“Para termos como referência um dos melhores cases do estado. Precisamos regulamentar e modernizar esse serviço e vocês (o Samae), tomaram as rédeas do saneamento”, disse.

Após conhecerem como se dá a gestão dos resíduos sólidos, os visitantes percorreram as instalações do Samae e a Estação de Tratamento de Água (ETA Central), onde é coletada, tratada e distribuída 80% da água consumida em Jaraguá do Sul. “É coisa de primeiro mundo”, concluiu Paola Pereira. 

Os outros 19,8% da água fornecida aos jaraguaenses, são distribuídos pela ETA Sul, no bairro Garibaldi. Os técnicos também visitaram algumas cooperativas responsáveis pela coleta, separação e comercialização dos recicláveis.